20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

Gripe: idosos e professores começam a ser vacinados nesta segunda (10)

Idosos e professores começam a ser imunizados contra a gripe a partir desta segunda-feira (10), e se juntam ao grupo prioritário a ser imunizado, da qual já fazem parte as crianças menores de cinco anos, grávidas e mulheres no período pós-parto.

A vacina contra a gripe é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra os vírus influenza A (H1N1) e duas variantes dele, influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

A Campanha de Vacinação contra a gripe, que começou em abril, acontece simultaneamente com a imunização contra a covid-19. No entanto, a adesão não tem sido boa. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até agora, apenas 160 mil capixabas desse público foram vacinados, o equivalente a 10,9% da população capixaba.

Campanha de vacinação vai até junho

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza vai até o dia 8 de junho.

Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no mês passado e a estimativa é vacinar 79,7 milhões de pessoas.

A segunda etapa é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. Cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas nessa fase.

A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

A campanha teve início no dia 12 de abril com a vacinação de crianças entre seis meses e seis anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (que estão no período de até 45 dias após o parto). Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas 6,9 milhões das 27,3 milhões de doses distribuídas a todos os estados.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade