Nova tecnologia de embalagem desenvolvida no Espírito Santo reduz pela metade o tempo de transporte das chapas de granito para os Estados Unidos
Por Redação
O transporte de rochas naturais brasileiras para os Estados Unidos acaba de passar por uma transformação significativa. Com uma nova estrutura de transporte desenvolvida no Espírito Santo, chapas de granito chegaram ao destino em apenas 21 dias – uma redução de mais de 50% no tempo de trânsito, considerando os atrasos que habitualmente estão acontecendo. Além de oferecer maior rapidez, o sistema, divulgado pelo portal ES Brasil com exclusividade, se mostrou eficaz na otimização de espaço e reduziu custos operacionais, representando um avanço relevante para o comércio exterior do Brasil.
Curiosamente chamada de StoneLift, a embalagem que funciona como uma alternativa aos contêineres convencionais permite o transporte seguro e eficiente de até 28 toneladas de chapas de pedras naturais em cada unidade. Em sua operação teste, realizada entre outubro e novembro deste ano, quatro unidades do sistema transportaram 86 toneladas de chapas de granito embarcadas em Portocel, no Espírito Santo, até o Porto de Arthur, no Texas.
A rapidez do sistema chamou a atenção no cenário onde importadores e exportadores enfrentam longas esperas por contêineres, que ainda permanecem em trânsito meses após o embarque. “As unidades de teste passaram por uma prova dura e tiveram um desempenho excelente. Com uma redução expressiva no transit time, o sistema diminuiu em mais de 50% o tempo de transporte. Em uma rota que tem levado mais de 90 dias, o StoneLift completou o trajeto em apenas 21 dias. Mesmo com todas as condições difíceis no mar, a estrutura demonstrou segurança e eficiência, reforçando seu potencial como uma solução de transporte rápida e confiável para o setor”, comemorou o CEO da Cruzzto, empresa responsável pela novidade, Fabio Cruz.
À prova de tempestades e sustentável
Com a passagem do furacão Milton, que causou destruição e inundações na costa americana, o navio precisou realizar uma parada extra no Porto de Mobile, Alabama. Mesmo com este contratempo e enfrentando pelo menos três dias de mar agitado e ondas que ultrapassaram seis metros de altura, a estrutura chegou ao destino em perfeitas condições, garantindo a integridade das pedras transportadas e comprovando a resistência e confiabilidade do sistema.
Além de sua robustez, o StoneLift se destaca por seguir em rotas marítimas mais diretas, o que reduz o impacto ambiental da operação, sem a necessidade de cabotagem para os estados do Rio de Janeiro ou São Paulo, como tem acontecido com os embarques em contêineres. Com uma pegada de carbono mais eficiente e menos desperdício de recursos, o sistema reafirma seu compromisso com práticas sustentáveis, integrando inovação logística à preservação ambiental. Diferente dos contêineres tradicionais, que utilizam madeira como suporte no transporte de rochas, a nova embalagem dispensa esse recurso, minimizando ainda mais o impacto ambiental.
Toda a estrutura é resultado de uma parceria entre duas empresas do Espírito Santo: Spinola, especializada em equipamentos portuários, e Cruzzto, que patenteou o produto e será responsável por sua comercialização. “A estrutura foi criada para atender às necessidades do setor de pedras naturais brasileiro, onde a integridade e agilidade no transporte são essenciais para a competitividade global”, afirmou um dos engenheiros responsáveis pela criação, José Ernesto Conti.
Felipe Conti, outro engenheiro atuante neste desafio, completou dizendo que foram necessários mais de três anos entre estudos, análises e o desenvolvimento das quatro estruturas piloto. “Há muito estudo por trás, e acreditamos que esta inovação trará um avanço real para o transporte internacional no setor de pedras naturais do Brasil”, disse.
Em um país reconhecido por sua geodiversidade única, mas que enfrenta grandes desafios logísticos, o StoneLift inaugura um novo caminho: uma solução segura e eficiente para as rotas marítimas, e já nasce pronto para atender às demandas de diferentes segmentos industriais.
Informações técnicas
Data de Saída: 03/10/2024 (Porto de Portocel, Espírito Santo, Brasil)
Data de Chegada: 24/10/2024 (Porto de Houston, Texas, Estados Unidos)
Quantidade de Estruturas (StoneLifts): 4 unidades
Carga Total Transportada: 86 toneladas de granito brasileiro
Capacidade de Carga por Estrutura: 28 toneladas
Capacidade Comparativa (Contêiner de 20 pés): 24 toneladas
Redução no Tempo de Carregamento e Descarregamento: até 60% mais rápido
Rota Marítima: mais direta, com menor impacto ambiental
Sustentabilidade: Pegada de carbono mais eficiente e menor desperdício de recursos