25.9 C
Vitória
terça-feira, 29 DE abril DE 2025

Grande Vitória: liquens são utilizados para avaliar poluição do ar

Pesquisa revela que a metodologia de avaliação da qualidade ambiental com o uso de liquens pode ser complementar às medições instrumentais existentes

Por Amanda Amaral

Uma pesquisa realizada no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, utilizou liquens para avaliar os impactos da poluição atmosféricas na Região Metropolitana de Vitória. Este e outros dois estudos realizados em Parques Estaduais foram apresentados esta semana pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A pesquisa foi elaborada pelo doutorando Carlos Augusto Vidigal Fraga Júnior, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O estudo utilizou o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, como área de referência para comparação com regiões urbanizadas.

Os resultados apontaram que o biomonitoramento – técnica que avalia a qualidade ambiental através de respostas biológicas de organismos vivos, se apresenta como uma alternativa complementar às medições instrumentais existentes, sendo um método mais ecologicamente sensível.

O realiza o monitoramento da qualidade do ar na Grande Vitória por meio de duas redes: a automática, que conta com dez estações com equipamentos automáticos; e a manual, que possui 12 estações que utilizam coletores manuais para coleta de poeira sedimentável. 

Outras pesquisas

LEIA MAIS
As indenizações são referentes ao vazamento de uma barragem da Samarco em 2015. Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação Samarco: indenizações continuam, veja quem pode receber - Residentes de 49 municípios têm direito a receber R$ 35 mil, mas ainda não ingressaram na plataforma criada pela empresa para as indenizações 
Estação de Tratamento de Água da Cesan. Foto: Governo do Estado Projeto de R$ 250 milhões prevê utilização de água de reúso pela Vale - Será feita uma avaliação conjunta para viabilizar a utilização da água de reúso proveniente do esgoto sanitário da Grande Vitória na Unidade de Tubarão

Também foi apresentada a pesquisa de Maria Aparecida Beltrame Milanesi, que analisou como a noção de pertencimento pode fortalecer a relação dos moradores de zonas de amortecimento com o meio ambiente. O estudo teve como foco a Reserva Biológica de Duas Bocas (Rebio Duas Bocas), em Cariacica, e foi realizado com 22 alunos do ensino fundamental. Já a pesquisadora Gabrielli Machado Bindeli, utilizou imagens de satélite para avaliar o sequestro de carbono nos parques estaduais de Pedra Azul (Pepaz)e, Domingos Martins, e Paulo César Vinha. 

Todas as três pesquisas foram apoiadas e organizadas pelo Núcleo de Informação e Conservação de Biodiversidade (Nubio) do Iema. De acordo com o órgão ambiental, os estudos trazem novas perspectivas para o monitoramento ambiental e a educação ambiental no Espírito Santo (com informações do Iema).

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA