27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Gran Parc: perito inicia investigações sobre causa do acidente

Diretor do Ibape chega nesta quarta-feira ao Espírito Santo para realizar perícia em parceria com o Crea. 

O perito Robson Gaiafatto, diretor do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia (Ibape) chega do Rio de Janeiro nesta quarta-feira ao Espírito Santo para realizar, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), uma perícia no Edifício Gran Parc, cuja área de lazer desabou nesta terça-feira (19), ferindo quatro pessoas e matando o porteiro Dejair das Neves, de 47 anos, que trabalhava no local na hora do acidente.

- Continua após a publicidade -
 Leia mais sobre o acidente no condomínio Grand Parc Residencial Resort

Gaiafatto informou que será avaliado primeiro o que aconteceu no local e, em seguida, os projetos do empreendimento. Ele disse ainda que provavelmente alguns sinais – como rachaduras, estalos, trincas, e deformações – tenham ocorrido indicando que havia problemas na estrutura da área de lazer do condomínio, o que já foi confirmado por moradores do local. O problema é que nem sempre os moradores são capazes de perceber com clareza esses sinais. “Em muitos casos, somente um técnico consegue avaliar que há um problema grave”, explicou Gaiafatto.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Helder Carnielli, falou que ainda não é possível identificar a causa do acidente e que, aparentemente, a obra estava regular.. “Temos de ver se houve rompimento dos cabos de aço que sustentam a laje, se foi um afundamento da sapata, ou se foi um problema geológico”, explicou. Carnielli acrescentou que serão avaliados agora “os 25 documentos que temos em mãos, como projetos estruturais, elétricos e de paisagismo para tentar encontrar algum tipo de problema”, finalizou. 

O condomínio tem três edifícios, cada um com 29 andares, totalizando 166 apartamentos. As torres foram esvaziadas, os bombeiros liberaram a entrada de dois moradores por vez para retirarem os pertences. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA