26 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Governo visita plataforma de petróleo P-57 e fala sobre inserção capixaba e desenvolvimento regional

Governo visita plataforma de petróleo P-57 e fala sobre inserção capixaba e desenvolvimento regionalA Plataforma P-57, que opera na região de Anchieta, a 75 km do litoral capixaba, atingiu em julho a meta dos 100 mil barris de petróleo processados por dia, além dos dois milhões de metros cúbicos de gás, e recebeu a visita do governador Renato Casagrande na manhã da última da última segunda-feira (18).

Casagrande e sua comitiva, que contou com a participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Márcio Felix, e de Projetos Metropolitanos José Eduardo de Azevedo, foram recebidos a bordo da Plataforma pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras Guilherme Estrella, e o Gerente Geral da companhia no Espírito Santo Luiz Robério Ramos.

- Continua após a publicidade -

A P-57 já ultrapassou a metade da sua capacidade de produção, que poderá chegar aos 180 mil barris/dia até o final do ano. Segundo o diretor Guilherme Estrella, a plataforma será a maior produtora em operação no Estado até o início de 2012, já que a FPSO Capixaba está em capacidade máxima com os 100 mil barris/dia. “As plataformas possuem uma rampa de crescimento e a P-57 está cumprindo bem o seu papel”, disse.

O governador destacou que este é um momento importante para o Espírito Santo, com a produção do petróleo no Estado chegando aos 300 mil barris/dia. “Junto à iniciativa privada, os números de produção capixaba chegam aos 350 mil barris/dia, além do importante gás, que já possui aproveitamento de quase toda a sua produção no Sul, assim, protegendo o meio ambiente e criando novas atividades econômicas no Estado”, afirma.

Visita
Governador e comitiva chegaram à plataforma por volta das 9h e retornaram ao Palácio Anchieta no início da tarde, após conhecerem as instalações e de serem informados sobre detalhes da operação da P-57, além de acompanharem uma apresentação sobre as atividades da E&P no Estado. Em seguida, no Palácio Anchieta, concederam entrevista à imprensa.

Novas atividades
A produção de petróleo e gás terá novas atividades no Sul do Espírito Santo, no parque das baleias, que serão iniciadas em 2012 e 2013. No próximo ano, na área de pré-sal do campo de Baleia Azul, a FPSO Cidade de Anchieta começa a operar, enquanto a plataforma P-58, que está em construção, começa a processar o petróleo a partir de 2013.

Já o parque dos doces, recente descoberta na Bacia do Espírito Santo, está em fase de avaliação, que leva até seis meses em estudos técnicos, para que depois sejam divulgadas as suas potencialidades.

“Teremos atividades de produção, mas também daremos dinamismo à economia capixaba, com as empresas que compõem a cadeia do petróleo. Temos também muitos profissionais que encontram seu posicionamento no mercado de trabalho dentro desta atividade e o governo continuará a trabalhar pela inserção dos capixabas e pelo desenvolvimento regional”, destacou Casagrande.

Mais sobre a Plataforma:
A P-57 está localizada a 110 km de Vitória (75 km do município de Anchieta). É uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) e integra a segunda fase de desenvolvimento do campo de Jubarte. Ela tem capacidade para produzir e processar, diariamente, até 180 mil barris de petróleo e dois milhões de metros cúbicos de gás.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA