Vila Velha adere ao programa “Volta pra Casa” do governo federal para reintegrar socialmente pessoas com transtornos mentais e promover autonomia econômica
Por Fabio Gabriel
A Secretaria de Saúde de Vila Velha deu início à implementação do programa “Volta pra Casa”, uma iniciativa do Governo Federal que concede um auxílio mensal de R$ 700 a pessoas que enfrentaram internações psiquiátricas por, no mínimo, dois anos consecutivos. A proposta tem como foco oferecer suporte financeiro a esse público, visando sua recuperação e autonomia.
O benefício pode ser solicitado por pessoas que atendam aos critérios, independentemente de quando ocorreu a internação. A exigência principal é que o período de internação tenha sido contínuo por pelo menos dois anos. Além disso, o auxílio pode ser acumulado com outros programas sociais existentes (por exemplo o bolsa família), facilitando ainda mais a reintegração dos beneficiários à sociedade.

Para requerer o benefício, os interessados devem comparecer às Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou ambulatórios. É necessário apresentar documentos como RG, CPF, ficha de cadastramento e uma declaração oficial que comprove o tempo de internação, assinada pelo médico responsável ou pelo diretor da instituição psiquiátrica.


Reintegração
O objetivo principal do programa é promover a reintegração social de pacientes com transtornos mentais graves. Dessa forma, busca-se melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, garantindo também um suporte financeiro que contribua para o fortalecimento de sua independência econômica.
Outro ponto importante é que a iniciativa reforça o processo de desinstitucionalização, priorizando a reestruturação do cuidado em saúde mental. A ação está alinhada com a Resolução nº 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a reorganização de hospitais psiquiátricos e de custódia.
De acordo com a prefeitura, a adesão ao programa no município, reafirma o compromisso da gestão municipal com a humanização do atendimento em saúde mental, promovendo um suporte que vai além do financeiro e trabalho em prol da dignidade e da cidadania dos pacientes.
Com informações da Prefeitura de Vila Velha