23.3 C
Vitória
domingo, 13 DE outubro DE 2024

Governo Lula decide expulsar embaixadora da Nicarágua no Brasil

O Itamaraty se valeu do princípio da reciprocidade depois de a ditadura de Daniel Ortega ordenar que o embaixador brasileiro Breno Souza da Costa deixasse o país

O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu expulsar nesta quinta-feira, 8, a embaixadora da Nicarágua no Brasil Fulvia Patricia Castro Matu. O Itamaraty se valeu do princípio da reciprocidade depois de a ditadura de Daniel Ortega ordenar que o embaixador brasileiro Breno Souza da Costa deixasse o país.

Fontes do Itamaraty disseram que ele deve sair da Nicarágua ainda hoje. O gesto da ditadura Ortega foi revelado inicialmente pelo portal local Divergentes e confirmado pelo Estadão. A ordem foi uma retaliação pela ausência do ditador na celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista.

- Continua após a publicidade -

Ao ser notificado sobre a queixa, o governo brasileiro chegou à pedir à Nicarágua que ponderasse, mas ficou sem resposta. A expulsão dos embaixadores é uma gesto grave em linguagem diplomática e marca o distanciamento entre Lula e Ortega.

LEIA MAIS
bruno_engler_fuad_segunto_turno_pesquisas BH: Engler e Norman estão empatados, diz Paraná Pesquisas - Bruno Engler (PL) lidera com 45% nas intenções de voto, o que dá uma pequena vantagem sobre o atual prefeito, Fuad Norman (PSD), que registrou…
saúde_ministério_hiv_órgãos Saúde prestará assistência a infectados por HIV em transplantes - O caso é sem precedentes no país. Até o momento, dois doadores e seis receptores tiveram teste positivo para HIV

O presidente brasileiro tem relação de longa data com o ditador, que ficou tensionada pela perseguição a padres e bispos na Nicarágua. (Agência Estado).

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA