27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro, 2021

Governo lança novo portal com mais transparência e agilidade

O novo Portal da Transparência foi criado sem custos e lançado durante cerimônia realizada no Palácio Anchieta nesta segunda-feira

Por Josué de Oliveira

O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, nesta segunda-feira (18), o novo Portal da Transparência. Com a ferramenta, o capixaba poderá ter acesso às receitas e despesas de forma mais rápida e prática.

Entre os diferenciais da nova ferramenta está a disponibilização de consultas prontas, no menu “Área de Atuação”, que traz os conteúdos mais relevantes para o cidadão, como os valores orçados e gastos na Educação, Saúde e Segurança Pública, sem a necessidade de realização de pesquisas ou aplicação de filtros.

Além disso, foi criada a área “Quero saber”, onde o cidadão tem acesso de forma rápida e fácil às informações sobre o Governo: quanto foi gasto e arrecadado em impostos, valores recebidos da União e valores destinados a programas sociais, apresentados por ano.

Outra novidade é que a tecnologia utilizada permite que o usuário acesse as informações de forma mais completa e aprofundada.

O novo Portal da Transparência também amplia o acesso de pessoas com deficiência às informações públicas, oferecendo um número maior de consultas que podem ser acessadas por ferramentas digitais de acessibilidade.

“O governante que é sério, tem na transparência uma proteção. Esse Portal é um pilar que protege as pessoas decentes e que não nos deixa fragilizado quando pessoas maldosas fazem fake news”, pontuou.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, reforçou o compromisso do Governo com a população.

“O que diferencia esse lançamento que estamos fazendo hoje é que ele não é uma obrigação legal que está sendo cumprida, é boa prática.  Temos no Espírito Santo uma transparência horizontal, o que nos faz com que sejamos o Estado mais transparente do Brasil”, disse

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade