23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

ES anuncia projeto em escolas atendidas pelo Estado Presente

ES anuncia projeto em escolas atendidas pelo Estado PresenteA Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação Itaú Social e a ONG Espírito Santo em Ação, colocará em prática, na primeira semana de maio, o projeto “Coordenadores de Pais”. O projeto irá abranger, na primeira etapa, 15 das 31 escolas presentes na área de atuação do programa de redução da criminalidade do Governo do Espírito Santo, Estado Presente Em Defesa da Vida.

O anúncio foi feito em coletiva nesta quarta-feira (04), com a presença do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, o secretário de Ações Estratégicas do Governo, André Garcia e o subsecretário de Planejamento e Avaliação da Sedu, Eduardo Malini.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa baseia-se em um modelo piloto da experiência da reforma educacional de Nova York – implantada desde 2002 -, e dos resultados satisfatórios alcançados na zona oeste de São Paulo.

O projeto busca promover uma interação assídua dos familiares dos alunos nos trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino, por meio de um profissional que atuará, principalmente, no eixo escola/família, visando, sobretudo, a redução da evasão escolar.

A ideia é colocar uma liderança informal, que conheça a realidade da comunidade, para intervir de forma direta com pais e amigos da escola. “Nós temos resultados concretos de São Paulo, que apontam o aumento da presença dos pais na escola, o suporte oferecido à equipe pedagógica, a redução da evasão escolar e o melhor desempenho nos resultados”, afirmou o secretário, Klinger Barbosa Alves.

O subsecretário Eduardo Malini destacou a atuação dos coordenadores de pais na escola. “Essas pessoas serão indicadas pela própria direção e, junto com ela, buscarão, entre outras ações, resolver problemas que dificultam a concentração dos alunos e reduzam o seu empenho em sala de aula”, ressaltou.

Malini ainda explicou que esse profissional não precisará ter uma formação específica para o cargo, mas deve, preferencialmente, residir na região do entorno da escola e ser uma liderança de referência na comunidade. Ao serem escolhidos, os coordenadores de pais passarão por uma formação com membros da Fundação Itaú Social.

As escolas envolvidas foram contempladas de acordo com a necessidade de cada região. Para isso, seis escolas da Serra, cinco de Vila Velha, duas de Cariacica, uma de Vitória e uma Viana foram selecionadas para participar da primeira etapa do projeto. “A partir do ano que vem, o objetivo é ampliar para mais 16 escolas que participam do Programa”, lembrou Malini.

O secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, reforçou a importância do projeto, inserido na concepção do programa Estado Presente. “Ele será um facilitador na relação entre família e escola, oferecendo o caminho mais adequado para os alunos que apresentam dificuldades e inserindo a unidade escolar como espaço de convivência e disseminadora da cultura de paz”.

A previsão é que, neste primeiro momento, 15 mil alunos sejam beneficiados com as ações do Programa. Confira as escolas selecionadas para a primeira etapa:

SERRA
Escola Dom João Batista da Motta e Albuquerque
Escola Arlindo Ferreira Lopes
Escola Professor João Antunes das Dores
Escola Antônio Engrácio da Silva
Escola Virgínio Pereira
Escola Jacaraípe

VILA VELHA
Escola Professor Jorge Anízio Borjaille
Escola Mário Gurgel
Escola Terra Vermelha
Escola Galdino Antonio Vieira
Escola Silvio Rocio

CARIACICA
Escola Ana Lopes Balestrero
Escola Saturnino Rangel Mauro

VIANA
Escola Maria de Novaes Pinheiro

VITÓRIA
Escola Elza Lemos Andreatta

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA