22.7 C
Vitória
quarta-feira, 17 abril, 2024

Governo entrega mil bolsas integrais de estudo

Governo do Estado realiza aula inaugural do Nossa Bolsa 2023

Por Rafael Goulart

Bolsistas do programa estadual Nossa Bolsa participaram de uma aula inaugural nessa quinta-feira (16). O evento foi realizado no espaço Vitória Grand Hall, em Vitória, e contou com a participação do governador Renato Casagrande e apresentação da Orquestra Jovem de Violões da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

- Continua após a publicidade -

Os alunos receberam a bolsa por meio do edital de 2023, que foi uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) com a Secretaria da Educação (Sedu) e teve 12.158 pessoas inscritas, um recorde de inscrições.

O Nossa Bolsa 2023 ofereceu cerca de 1.000 bolsas integrais (com as mensalidades 100% custeadas pelo Governo do Estado) e 54 opções de cursos distribuídos em 33 instituições de Ensino Superior localizadas em 15 municípios do Espírito Santo.

“Esses estudantes vão estudar em instituições conceituadas e renomadas com bolsas pagas pelo Estado. Muitos não teriam condições de custear esse estudo”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Ao todo o investimento é de mais de R$ 41 milhões para custear as bolsas, que têm duração de até seis anos. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

Sucesso

Durante o evento, um veterano do Nossa Bolsa contou como conseguiu crescer profissionalmente por meio do programa, que deu subsídio para se graduar em Ciências Contábeis na Fucape Business School. Hoje, Paulo Vitor Bruno Onezorge, de 33 anos, ocupa o cargo de Diretor Executivo de Ensino na UCL.

“Ter um curso superior era uma meta pessoal. Meu interesse sempre foi de cursar a graduação em uma instituição privada com renome e isso só foi possível graças ao Programa. Ou seja, não que sem a bolsa eu não faria uma graduação, isso para mim sempre foi algo que busquei, mas, o Programa me permitiu uma realidade muito melhor do que aquela que conseguiria sem ele”, contou Paulo Vitor.

Ele conseguiu a bolsa em 2009 e, na época, aos 20 anos residia no bairro Taquara II, na Serra. Após concluir a graduação, iniciou o Mestrado na mesma instituição de ensino e foi contemplado com uma bolsa da Fapes por meio do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap), por estar inserido em um projeto de pesquisa científica.

Programa Nossa Bolsa

O Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, visa a promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo e não tenham condições de custear o estudo.

O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a Educação a Distância (EaD), além da pesquisa, extensão e a inovação.

Com informações do Governo do Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA