25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Governo do Estado realiza benefícios ao Portal do Príncipe

Mais mobilidade e novos espaços de convivência, lazer e esporte. Esses são alguns dos benefícios das obras do Portal do Príncipe, na Ilha do Príncipe, em Vitória.

As intervenções tiveram como objetivo desafogar o trânsito da região. Uma das intervenções foi a ampliação da Avenida Alexandre Buaiz, que passou a ter seis faixas, sendo uma pista de concreto para acesso ao Porto de Vitória.

Já a Rua Beresford Martins Moreira, que teve o sentido de circulação alterado, também conta nova pista de concreto, novas calçadas e ciclovia.
Durante as obras, a Ponte Seca foi utilizada para a saída de caminhões do Porto de Vitória. Com o fim das intervenções, a ponte passa a ter circulação exclusiva para pedestres e ciclistas.

- Continua após a publicidade -

Outra melhoria promovida pelas intervenções é o novo acesso para a região de Santo Antônio, que já está sendo utilizado pelos motoristas desde janeiro.

Antes, o motorista precisava acessar a Ponte Seca para fazer o retorno para Santo Antônio. Com a liberação da nova pista, os motoristas podem fazer o retorno acessando a nova alça, já na descida da Segunda Ponte, pela faixa da esquerda.

Governo do Estado realiza benefícios ao Portal do Príncipe
As intervenções tiveram como objetivo desafogar o trânsito da região. Foto: Governo do Estado.

Também foram realizadas mudanças em frente ao Palácio Anchieta para melhorar a organização do trânsito na parada de ônibus existente no local.

Agora, os coletivos vão poder fazer a parada em uma baia, não sendo mais necessário interromper o fluxo da via.

Praça José Luiz Gobbi

A Praça José Luiz Gobbi foi entregue em outubro do ano passado e tem playground infantil, localizado na parte central, em nível abaixo das ruas, para maior proteção das crianças. O playground conta com os brinquedos casinha com escorregador, gangorras, cestão, ponte pênsil e balanço. Além disso, o piso é todo emborrachado.

Para os donos de pets, os cães ganharam um espaço dedicado a eles, no espaço Pra Cão, que conta com obstáculos para diversão com animais domésticos, tais como gangorra, rampas sobe e desce, prancha, pula pneu, slalom e barreiras para salto.

Já quem gosta de praticar uma atividade física a academia ao ar livre conta com equipamentos em inox do tipo multiestação, com simulador de cavalgada triplo, simulador de caminhada triplo, pressão de pernas e rotação vertical. Os pergolados têm mesa de jogos xadrez e mesa de piquenique e banquetas.

Na praça também foram plantadas novas árvores das espécies samambaia, ipê branco, jequitibá rosa, jatobá, lophântera, magnólia amarela, entre outras, além daquelas originalmente existentes no local.

Praça Mário Gurgel

A Praça Mário Gurgel foi construída entre a Avenida Alexandre Buaiz e a Rua Beresford Martins Moreira, vencendo o desnível e conectando essas duas importantes vias, a partir da implantação de uma extensa arquibancada projetada para acolher os espectadores da praça, que conta com uma quadra Society.

A praça esportiva também conta com pista de skate e BMX (modalidade praticada com uso de bicicleta), com uma área de 1.021,78 metros quadrados e dois ambientes: o Bowl com, aproximadamente, 320 metros quadrados vai ter rampas e alturas que variam de 1,30 metros a 1,65 metros; e o Street, que terá uma área de, aproximadamente, 700 metros quadrados com vários obstáculos, como palcos, rampas e corrimãos de diversos tamanhos e formatos.

Ponto de ônibus Inteligente

Os três novos abrigos de videomonitoramento e inteligência estão localizados na Avenida Nair de Azevedo, em cima do viaduto Gilson Felix e em frente ao Palácio do Governo (abrigo de três módulos).

Os abrigos instalados proporcionam melhorias na segurança, com a utilização de inteligência artificial por meio de videomonitoramento, podendo haver o analítico de reconhecimento facial, detecção de movimento e detecção de aglomeração de pessoas. Sistema similar ao que existe atualmente nos terminais.

Ainda por meio das câmeras instaladas nos abrigos, haverá monitoramento interno e externo do usuário do sistema. O abrigo também vai disponibilizar sinal de internet via rede wi-fi. Todos os abrigos têm o botão de pânico, que pode ser acionado em situações emergenciais para a comunicação com a central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA