27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Governo do Estado quer reformar e utilizar antiga sede do Saldanha da Gama

Reformar a construção para sediar a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que atualmente funciona em salas de um edifício na Mata da Praia. Esse é o objetivo do Executivo Estadual, com a proposta da reforma.

Museu virtual e espaço gastronômico, ambos abertos ao público, integrando assim cultura, inovação e turismo também farão parte dos atrativos do local.

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei (PL) Nº 493/2020, que trata da permuta entre um imóvel do Estado, localizado na Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, Vitória, e o Forte São João, antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, que pertence à Prefeitura de Vitória (PMV).

- Continua após a publicidade -

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a reforma do Forte São João e a transferência da Fapes para o local fortalecerão o projeto prioritário do Estado de constituir o Núcleo Administrativo do Governo no Centro de Vitória. “Além de promover o uso de um imóvel importante para a história da nossa Capital, essa iniciativa aproximará a Fapes de outros órgãos públicos, melhorando a integração entre eles”, destacou.

Forte São João

Construído no século XVII, na entrada da baía de Vitória, o Forte São João foi projetado para ser uma fortaleza e proteger a Ilha de Vitória de invasões. Manteve suas atividades até 1888 e, posteriormente, serviu de sede para o Clube de Regatas Saldanha da Gama. Hoje, é a única construção com características de fortificação existente na Capital, que já possuiu mais quatro fortes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA