Com o intuito de homenagear o Pr. Oliveira, considerado por muitos como uma importante
liderança religiosa no Espírito Santo, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Cobilândia (Escola Viva), de Vila Velha, recebeu o nome de “Pastor Oliveira de Araújo”
A mudança foi anunciada no mês de julho, com a Lei nº 10.697, decretada e sancionada pelo governador Paulo Hartung.
Falecido no dia 3 de junho, aos 67 anos, Oliveira era pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Vitória (PIBV) e membro do Conselho Estadual de Ética, tendo exercido um papel relevante no processo de reconstrução das instituições públicas do Estado no início dos anos 2000. “Meu sentimento é de que a vida dele continua. Esta foi uma oportunidade de Deus. Vindo do setor de educação é ainda mais gratificante, pois ele era um grande estudioso, mesmo sendo de uma família muito humilde”, disse Alzira de Araújo, viúva de Oliveira.
ESCOLA VIVA
A Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo iniciou as atividades neste ano, com a abertura de 640 vagas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, em Vila Velha, proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas.
A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual.
O programa já tem 17 unidades implantadas, distribuídas em 15 municípios: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Pedro Canário, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.