20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Governo do Estado e DNIT assinam termo de Transferência da Reta do Aeroporto

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos, sendo que os primeiros cinco meses são dedicados aos projetos

Por Dayane Paradizzo

O Governo do Espírito Santo e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) formalizaram o Termo de Transferência do trecho da Rodovia BR-101/ES, conhecido como a “Reta do Aeroporto” (do Km 0,0 ao Km 2,9), nesta quarta-feira (03). Com isso, o Governo Estadual poderá iniciar as obras do Trevo de Carapina, que contemplam a ampliação do número de faixas e a construção de um viaduto entre os municípios de Vitória e Serra.

A assinatura do termo aconteceu em reunião do governador Renato Casagrande junto ao secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e o superintendente do DNIT no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto, e foi transmitida ao vivo através das redes sociais do governador.

“Estamos realizando um ato simbólico de transferência do trecho da BR-101/ES, no qual faremos um investimento importante de R$ 76 milhões até o Viaduto de Carapina. Necessitávamos dessa transferência por se tratar de um trecho federal. A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que autorizou a receber esse trecho. O Brasil passa dentro da Serra e enquanto o Contorno do Mestre Álvaro não fica pronto, essa obra dará um melhor fluxo naquela área de Carapina”, destacou o governador Renato Casagrande.

“Essa transferência é uma tratativa que temos discutido com a Semobi, que agora chega a etapa final. O trecho de 2,9 quilômetros é um corredor importante, onde circulam cerca de 55 mil veículos por dia. Um trecho que necessita de atenção e com esse instrumento selamos essa parceria e, definitivamente, transferimos ao Governo do Estado para que possa oferecer um serviço melhor”, acrescentou o superintendente do DNIT.

Segundo o secretário Fábio Damasceno, os projetos já estão sendo desenvolvidos pela empresa – consórcio Trevo Carapina, que venceu a licitação e vai executar os serviços pelo valor de R$ 76,53 milhões – e em breve serão iniciadas a mobilização e a montagem do canteiro de obras. Ele afirma que a obra deve ter início ainda no primeiro semestre de 2021.

De acordo com o Governo do Estado, entre as intervenções previstas, o trecho da BR-101 passará a contar com três faixas por sentido desde o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais. Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão. Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade