23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Governo do ES apresenta editais da Quarta Ponte

Teresa Casotti Diretora Geral do DER-ESNa manhã desta quinta-feira (23) a diretora geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Tereza Casotti, e a secretária estadual dos Transportes e Obras Públicas em exercício, Luciene Becacici, apresentaram os editais recém lançados pelo Governo do Espírito Santo para contratação de projetos de engenharia do sistema BRT Grande Vitória e da Quarta Ponte.

Os editais foram publicados na última semana e têm como principal objetivo desafogar o tráfego na região metropolitana. O DER publicou no último sábado (18) o edital para contratar o projeto executivo de engenharia da Quarta Ponte.

A abertura das propostas das empresas que demonstrarem interesse em participar da concorrência pública está agendada para o próximo dia 10 de abril. Após os procedimentos previstos em lei para homologação do vencedor, a empresa contratada deverá concluir o projeto em doze meses.

- Continua após a publicidade -

A Quarta Ponte fará ligação entre os municípios de Vitória e Cariacica e tem como objetivo principal criar uma nova alternativa de tráfego para quem circula pela Região Metropolitana, especialmente para quem mora e trabalha nos dois municípios.

A extensão exata da nova ponte só poderá ser apontada após a conclusão do projeto, mas os estudos preliminares indicam que a estrutura deverá ter uma extensão aproximada de 1.400 metros sobre a baía de Vitória, quatro faixas de rolamento por sentido de tráfego, sendo uma das faixas de cada sentido já adaptada ao sistema BRT, que possui corredores exclusivos para circulação de ônibus.

Com o objetivo de permitir a integração modal, a nova ponte deverá ser projetada com uma faixa exclusiva para circulação de pedestres e ciclistas.

A diretora geral do DER, Tereza Casotti, destaca a importância deste espaço. “É importante investir em qualidade de vida para todos os usuários, sejam motoristas, pedestres ou ciclistas. Possibilitar a travessia e garantir a segurança dos que pretendem atravessar a ponte a pé ou de bicicleta é uma prioridade”, afirma.

A Quarta Ponte terá quase o dobro da largura da Terceira Ponte, cujo tabuleiro tem 18,5m, se configurando como a ponte mais larga do Estado. O projeto de engenharia da Quarta Ponte soma um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões do Governo do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA