24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Governo cria polo de distribuição da Zona Franca de Manaus

O entreposto está localizado no armazém da Terca, em Cariacica. A empresa venceu licitação realizada pelo Governo do Amazonas

O Espírito Santo criou um polo de distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus (ZFM) no Estado, que deve começar a funcionar ainda neste ano. As informações sobre o projeto foram detalhadas em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (18), no gabinete do governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta.

O entreposto está localizado no armazém da Terca, em Cariacica. A empresa venceu licitação realizada pelo Governo do Amazonas, após protocolo firmado com o Governo do Espírito Santo para instalar um polo da ZFM em território capixaba.

- Continua após a publicidade -

A estimativa da Terca é de que a criação do centro de distribuição de produtos da ZFM no Estado crie aproximadamente 120 empregos, sendo 30 diretos (parte deles já contratados) e 90 indiretos. O investimento deve girar em torno de R$ 2 milhões com adaptações (já iniciadas) do armazém.

Governo cria polo de distribuição da Zona Franca de Manaus

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, destacou que “o Centro de distribuição da Zona Franca de Manaus terá certamente um papel importante para o Estado do Espírito Santo, pois cria a oportunidade de trazer os produtos para cá, pois para que sejam distribuídos daqui, gerando, assim, uma grande quantidade de empregos. Desta forma, terá efeitos na cadeia econômica a curto, médio e longo prazo”.

O governador Paulo Hartung reforçou que prepara uma missão ao Amazonas no início do mês de agosto, a fim de atrair novos negócios e apresentar o Espírito Santo à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além de atrair as empresas sediadas lá para que invistam no Estado.

Os objetivos são atrair empresas para utilizarem o armazém capixaba e também atrair novos centros de distribuição para o Estado, em função da localização próxima aos principais mercados consumidores, da infraestrutura logística e da existência do polo capixaba.

“Vamos nessa missão a Manaus para fazer uma apresentação das vantagens competitivas do Espírito Santo, entre elas, a nossa posição geográfica, que é extraordinária. Tudo está conectado com avanços que conseguimos na área energética com novos linhões abastecendo o Estado, com as obras de modernização do Complexo Portuário, a conclusão das obras do Aeroporto de Vitória e, até o final do ano, vamos abrir as vias da Rodovia Leste-Oeste e iniciar as obras do Contorno do Mestre Álvaro. Um conjunto de intervenções animadoras em plena crise”, explicou o governador.

O prefeito de Cariacica, Juninho, ressaltou que a cidade está se envolvendo com o projeto que está ainda mais consolidado. “Todos estão sensibilizados e na perspectiva territorial, está proporcionando novas perspectivas de negócios para Cariacica, pensando em toda a cadeia produtiva, principalmente da mão de obra local. Estou muito feliz, pois vejo todo o planejamento sendo realizado. A iniciativa privada precisando de apoio e estamos engajados nessa causa”, disse.

Vantagens e como funciona

Com a criação do polo da Zona Franca no Estado, o Espírito Santo ganhará movimentação portuária, aérea, de serviços de armazenagem e de transporte de cargas, mantendo e ampliando a geração de negócios, impostos, empregos e renda.

Os produtos industrializados na ZFM serão remetidos ao armazém capixaba, em Cariacica, com suspensão do ICMS, para daqui serem destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou à exportação.

Saiba mais

O Polo Industrial de Manaus completou 50 anos em 28 de fevereiro de 2017. Em 2014, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 83/2014, que prorroga os incentivos fiscais especiais da ZFM até o ano de 2073.

A ZFM é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

A ZFM compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.

Entre os principais setores produtivos da ZFM estão: eletroeletrônicos, duas rodas, relojoeiro/joalheiro, metalmecânico, embalagens, químico, ótico, informática e de componentes eletrônicos.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA