24.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Governo autoriza ações de telemedicina em caráter temporário

Leia Também

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Sindiex tem novo presidente

Sidemar Acosta, que era o primeiro vice-presidente, passou a assumir a presidência, tendo como vices os executivos Agnaldo de Assis e Erimar Trindade.

Em novo recorde, País anota 1.349 mortes por covid-19 em 24h; total vai a 32.548

Em novo recorde pelo segundo dia consecutivo, o Brasil registrou 1.349 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de óbitos pela doença para 32.548, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira, 3, pelo Ministério da Saúde

Ministério da Saúde permitiu a realização desta modalidade de atendimento médico no Brasil, durante a pandemia do novo coronavirus (Sars-Cov-2)

Na última segunda-feira (23), o Ministério da Saúde publicou a portaria 467/20, em edição extra do Diário Oficial, liberando e regulamentando a atividade de telemedicina, em caráter excepcional e temporário, durante a pandemia instalada no mundo e, mais recentemente, no Brasil pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

A decisão foi tomada a partir de um ofício enviado, na semana anterior, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, permitindo esta modalidade de atendimento médico durante este período, além do que está estabelecido na resolução CFM nº 1.643/2002, que continua em vigor. Na semana passada, já havia sido liberada a telemedicina para orientação e consultas.

De acordo com a advogada que atua na área do Direito Médico e da Saúde, Fernanda Ronchi, a portaria já está em vigor e os médicos poderão, no âmbito do atendimento por telemedicina, emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.

teleconsulta
As consultas são feitas pelo computador ou qualquer plataforma com acesso à internet. – Foto: Reprodução

“A medida tomada é de suma importância para a segurança dos médicos e dos pacientes. Neste momento, a preocupação maior deve ser a saúde das pessoas, que precisam permanecer em isolamento social, ao máximo possível, para conter a disseminação do vírus. Além disso, a ideia também é liberar estruturas e leitos para que seja priorizado os atendimentos aos doentes atingidos pelo vírus”, comenta.

Conforme a portaria do ministério, as ações de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico. Tudo por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e também na saúde suplementar e privada. Os médicos também terão de notificar casos do novo coronavírus, se constatarem por meio do atendimento a distância, e poderão, inclusive, determinar a necessidade de isolamento domiciliar.

“O documento orienta para que o atendimento seja feito diretamente entre médicos e pacientes, utilizando uma tecnologia que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações neste relacionamento. Além disso, o procedimento deve ser registrado em prontuário clínico, que deverá conter: dados clínicos necessários para a boa condução do caso; data, hora, tecnologia da informação e comunicação utilizada para o atendimento; e número do Conselho Regional Profissional e sua unidade da federação”, pontua.

O CFM esclarece que toda essa normatização caminha no mesmo sentido do trabalho conjunto realizado por todas as autoridades públicas competentes para se manifestar sobre o tema e ressalta o papel do órgão como Autarquia Federal, apoiadora das políticas públicas de saúde estabelecidas em favor da população brasileira.

Atendimentos

A Elevel, startup focada em ortodontia digital por meio de tratamento com alinhadores transparentes, inicia um procedimento de pré-diagnóstico ortodôntico inédito no país. Por meio dessa nova alternativa, os pacientes podem fazer sua primeira avaliação à distância, por vídeo conferência. O novo protocolo, que visa oferecer mais conforto e comodidade aos usuários, surge como uma forma de colaborar com a precaução à disseminação do coronavírus, eliminando a necessidade de deslocamento de dentistas e pacientes.

A ortodontista Yara de Souza Barreto, evolvida no desenvolvimento do projeto, explica que todo o procedimento se dá de forma colaborativa. “Desenvolvemos uma série de manobras que o paciente faz com o auxílio das mãos e dos dedos, que nos permite verificar toda a sua arcada dentária, se há má oclusão ou outro tipo de problema. Antes de começar, orientamos sobre todos os procedimentos de assepsia das mãos e da boca”, explica.

fabrício regiane
O cirurgião plástico Fabricio Regiani disse que realiza os atendimentos por meio da telemedicina a fim de esclarecer dúvidas e prestar a assistência necessária aos pacientes.- Foto: Divulgação

Já o cirurgião plástico Fabricio Regiani disse que começou a fazer essa rotina, desde que foi estabelecida a restrição de movimentação. “Sempre deixamos os contatos com o paciente, mas agora isso ficou um pouco mais importante, por causa dessas definições em virtude do novo coronavírus. São feitas orientações por telefone aos pacientes que já operaram e tem alguma dúvida e, se houver a necessidade, mesmo com as restrições, a gente vai ao consultório e atende o paciente. Mas, eles são orientados por telefone, como uma triagem mesmo para tentar solucionar, evitando o deslocamento do paciente. Hoje mesmo eu atendi uma paciente, que operou já tem algumas semanas, tinha dúvidas e eu tentei resolver por telefone. Como não foi possível, marquei com ela no consultório para solucionar e liberei com todas as receitas que eram necessárias”. disse ele.

O que é a Telemedicina?

A telemedicina é uma área da saúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. A especialidade representa o exercício da medicina por meio da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Desde a década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade