Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra reuniu mais de 150 empresários na palestra do vice-presidente do Ibef, Paulo Wanick
Por Redação
Com mais de 150 empresários presentes, a 220ª edição do Café de Negócios (Caneg), promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases), trouxe para debate o tema “Governança, Riscos e Compliance nas organizações”, com palestra do CFO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina e vice-presidente do Ibef, Paulo Wanick.
O evento aconteceu no Steffen Centro de Eventos, em Jardim Limoeiro, e foi aberto pela vice-presidente da Ases, Leonelle Lamas, que deu boas-vindas aos participantes e reforçou que essa iniciativa já se consolidou na agenda do município como um espaço para troca de ideias, aprendizado, fortalecimento das relações empresariais e geração de novos negócios.
Leonelle também destacou a importância do tema abordado nessa edição. “Estamos vivendo um momento de profundas transformações no ambiente de negócios. As empresas enfrentam desafios que vão muito além do crescimento econômico. Hoje, a boa governança, a gestão eficaz de riscos e a conformidade com normas se tornaram elementos fundamentais para o sucesso das nossas organizações. Por isso a Ases quis trazer esse tema a todos os associados”, explicou a vice-presidente.
O gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Bernardo Enne, falou sobre a importância da interação da empresa com o desenvolvimento econômico do município da Serra. “A empresa ArcelorMittal produz aços inteligentes da Serra para o mundo. A empresa contribui com o crescimento e desenvolvimento local e ter a Ases como parceiro é muito importante, pois assim podemos nos fortalecer junto a sociedade”, frisou ele.


Em seguida foi iniciada a palestra com Paulo Wanick, que falou sobre os conceitos de Governança, Riscos e Compliance (GRC) e a importância da implementação eficaz desses conceitos nas empresas, para a sustentabilidade e sucesso de qualquer instituição, independentemente do setor ou tamanho.
Wanick salientou que na atualidade não é aceitável para uma empresa saudável apenas exercer a função inicial dela, seja da venda de produtos ou a prestação do serviço. “É fundamental se ter uma visão estratégica do seu negócio, com definição eficiente de objetivos e comunicação clara, para que todos entendam todas as estratégias da mesma forma e assim poder executar os projetos com maior avaliação dos riscos e monitoramento da performance. Reduzindo assim os riscos e aumentando o êxito nos negócios, na relação com colaboradores, clientes e agentes governamentais”, explicou o executivo.
O executivo finalizou lembrando de valores como: integridade, transparência, respeito, ética e comunicação que devem ser reverberados no ambiente da empresa para se construir uma cultura organizacional forte em sua organização.