25.2 C
Vitória
sexta-feira, 25 setembro, 2020

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Leia Também

O Hospital Materno Infantil será entregue

Está tudo pronto! A solenidade de entrega do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso será as 9h30 do sábado (26). A entrega das obras é um marco para o município da Serra.

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País

A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias

Parques estaduais abrirão neste final de semana

Com alguns municípios do Estado figurando na lista dos que estão atualmente em Risco Baixo, de acordo com a classificação do mapa de Gestão de Risco da Covid-19, parques estaduais vão reabrir em algumas localidades.

Muitas pessoas tem sido alvo de golpistas na internet. Fique atento à dica do especialista para não cair em uma “cilada”!

Em meio à pandemia, os golpes têm aumentado na praça. Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Esta semana, a assistente financeira Manuela Diniz recebeu uma mensagem de uma pessoa que estava em sua agenda telefônica pedindo uma transferência, porém não era a pessoa, e sim o número clonado. Ela desconfiou e não caiu no golpe.

O cirurgião plástico Jefferson Vaccari teve o WhatsApp do consultório em que ele atende seus pacientes clonado. “Colocaram a logo do consultório na foto do perfil do aplicativo e começaram a entrar em contato com algumas pessoas pedindo para fazerem depósitos em contas de banco”, explica ele.

golpe whatsapp
No golpe sempre é pedido dinheiro. – Foto: Reprodução

Além disso, outros médicos estão sendo vítimas de outra forma. As fotos de alguns deles estão sendo utilizadas em outros números de celular e estas pessoas pedem transferências como se fossem os profissionais. A dermatologista Karina Mazzini já passou pela situação duas vezes em menos de 15 dias. “Pegam minha foto na internet e colocam em outro número e enviam mensagens pedindo dinheiro. Já fiz boletim de ocorrência sobre o caso”, explica a médica.

O que fazer em casos de clonagem?

O advogado Yago Andrade Motta orienta que, em primeiro lugar, quem passar pelo problema deve avisar as pessoas mais próximas que sofreu um golpe. Em seguida, o ideal é juntar provas para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia de Defraudações. “Leve como prova, por exemplo, uma folha impressa com as capturas de tela que seus amigos ou clientes fizerem da conversa que tiveram com o suspeito que está se passando por você”, diz ele.

Em caso de clonagem, tal como ocorre quando os golpistas conseguem o código de ativação do WhatsApp, é possível pode enviar um e-mail para [email protected] com o título/assunto junto com o seu número, com DDD e código do país, por exemplo, de “conta roubada / +5527 9999-9999”. No corpo do e-mail, você pode escrever apenas “favor bloquear a conta do nº (do título)”.

“Tenha em mente que a resposta do e-mail que virá será automática, e pode pedir para que você reenvie um e-mail confirmando o pedido de bloqueio. Após alguns minutos ou horas da confirmação pelo suporte do Whatsapp, você poderá novamente requisitar um código de ativação pelo seu celular e readquirir o controle sobre sua conta”, explica o advogado.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mães à beira de um ataque de nervos

A pandemia obrigou toda a sociedade a mudar. Mudar hábitos, a forma de olhar a sociedade, as relações. Mas impôs às mães uma rotina ainda mais exaustiva

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

Aprenda uma profissão! Cursos rápidos com aulas on-line

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população.

Avós: uma contribuição valiosa para o desenvolvimento infantil

Os avós, muitas vezes acaba sendo uma espécie de “segunda mãe” de meninos e meninas cujos pais têm que cumprir longas jornadas de trabalho ou estudos.

Seguros de vida cobrem pandemias? Tire essa dúvida!

A maioria das apólices possuem uma ampla garantia, mas uma situação igual a vivida atualmente não era projetada o que deixa muitas famílias descobertas em um momento de urgência.

Setor de academias otimista com novo mapa de risco

A mudança trouxe um alívio aos empresários do setor de academias, que buscavam incessantemente flexibilizar a regra do atendimento de alunos.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Continua após publicidade