21 C
Vitória
quinta-feira, 23 maio, 2024

Gin capixaba leva duas medalhas em competição internacional

Sanctvm London Dry é o segundo gin capixaba premiado internacionalmente

Por Rafael Goulart

O Espírito Santo vem se destacando cada vez mais na produção de bebidas e alimentos com boa qualidade atestada por renomadas organizações de todo o mundo. Já foram premiados em nível internacional café, cacau, chocolate, cervejas artesanais e gins capixabas. 

- Continua após a publicidade -

No último mês, com apenas seis meses de lançado, o Gin Sanctvm London Dry levou duas medalhas na SIP Awards 2023, Califórnia, EUA, um concurso que tem 15 anos de tradição na avaliação de bebidas de alto padrão de todo o mundo em testes de degustação a cegas.

A edição deste ano do SIP Awards bateu recorde com 1.382 inscritos e 310 jurados especializados.

Do Brasil, o Sanctvm London Dry Gin foi a única bebida premiada. O gin capixaba conquistou duas medalhas de prata nas categorias degustação e design da garrafa.

A Sanctvm Destilaria já havia conquistado um bronze na London Spiritis Competition, no final de março. Também ainda neste ano de lançamento, o Sanctvm London Dry ficou entre os 33 finalistas no “The Gin Guide Awards 2023”.

De acordo com Rodrigo Ribeiro, idealizador da marca e responsável pela formulação da bebida, o London Dry da Sanctvm é produzido com receita especial, artesanalmente, em pequenos lotes e com altíssima qualidade.

“O Sanctvm é fruto de uma combinação equilibrada de 13 botânicos, plantas aromáticas do Novo e Velho Mundo, cuidadosamente selecionados, que dão origem a um contraste divino de notas cítricas com o toque sutil de especiarias associados a uma untuosidade bem estruturada e elegante”, descreveu o alquimista por trás da fórmula. 

Rodrigo destacou que “o cobre é parte importante no processo, pois reage quimicamente com o destilado, removendo compostos indesejados de enxofre, tornando a bebida mais pura, e contribuindo para a criação de sabores frutados e de aroma intenso”.

Drycat

Gin capixaba leva duas medalhas em competição internacional
Destilaria capixaba DryCat

Outro gin capixaba que ficou reconhecido internacionalmente é o Gin London Dry da destilaria capixaba DryCat foi premiado com medalha de bronze no London Spirits, em 2020. Já em 2022, foi prata no Spirits Selection e ouro no Gin Masters.

Já o Gin Seco da marca ganhou medalha de bronze no London Spirits 2020, prata no Spirits Selection 2022 e ouro no Gin Masters 2022

A DryCat também é responsável por mais uma receita premiada internacionalmente: O Nut Gin que levou ouro no London Spirits 2020,  prata no Gin Masters 2022 e outro ouro no Spirits Selection 2022.

De acordo com a marca, que tem sede na Ilha de Vitória, a receita é “uma deliciosa infusão de ingredientes tropicais, mediterrâneos e asiáticos” sendo ideal para combinar com tônica.

Cerveja Artesanal

Gin capixaba leva duas medalhas em competição internacional
Joaquim Natal, mestre cervejeiro capixaba

Na disputa entre as cervejas artesanais, a American Wheat da Loveland Cervejaria conquistou medalha de ouro de melhor cerveja do país no Concurso Brasileiro de Cervejas.

A bebida foi criada pelo mestre cervejeiro capixaba Joaquim Natal ao lado de seis sócio e também ganhou medalha de bronze no concurso World Beer Awards em 2002.

Nesta semana, a Loveland inaugura um Pub na Praia da Costa, Vila Velha.

 

Festival de Cerveja

Na Serra acontece neste final de semana, um Festival de Cerveja Artesanal que conta com capixabas premiados, como a Kombeer que ficou em segundo lugar na disputa nacional da Maltaria Agraria, que é a maior maltaria da América Latina.

Também estará presente a Cervejaria Ambronelli, que ficou em primeiro lugar no em disputa estadual em 2022, e a Cervejaria Convento que também conquistou um campeonato estadual com uma cerveja tipo “porter de chocolate”.

O evento será realizado na área ao lado do Parque da Cidade, na Rua Anchieta, na região de Laranjeiras: às sextas e sábados, será das 16 às 23 horas. Já, aos domingos, das 14 às 22 horas.

Estarão reunidas no evento 16 cervejarias artesanais da Serra, oito em cada fim de semana. 

O festival vai contar, também, com atrações musicais variadas, do samba ao rock. O destaque fica por conta da banda Casaca, que se apresenta na abertura do festival, às 21 horas, na sexta-feira (26).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA