Após confusão na última semana, deputado capixaba Gilvan da Federal provocou senador em discurso na Câmara
Por Robson Maia
O deputado federal capixaba Gilvan da Federal (PL-ES) escreveu mais um capítulo na confusão envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Nesta quarta-feira (27) o deputado bolsonarista convidou o senador para uma briga durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados.
As confusões entre os parlamentares se acentuaram nas últimas semanas. Um dos episódios marcantes aconteceu durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quando deputado e senador se encararam e tiveram que ser separados por outros parlamentares presentes. Na última semana, os dois trocaram empurrões no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória.
Em um discurso no Plenário da Câmara, sem citar o nome de Do Val, Gilvan desafiou o parlamentar para uma luta em uma academia: “No boxe, no MMA, vale-tudo. Eu estou à disposição”. Apesar de não citar diretamente o nome, Gilvan disse ter “um senador que está procurando briga” com ele.
“Quero dizer a todos os deputados, parlamentares, senadores que eu não vim aqui para brigar, mas, se quiserem, eu desafio em qualquer academia, que é o lugar certo. Pode marcar. Qualquer modalidade”, afirmou, antes de sugerir de boxe a vale-tudo.
Gilvan da Federal alegou ser “chato” brigar dentro do aeroporto ou na Câmara. “É um senador desequilibrado. […] Aqui no parlamento não é lugar de briga, muito menos no aeroporto. Marquem a academia, o dia, o horário, que eu estarei lá. Dentro das regras, pode ter juiz, pode ter o que for. Mas eu estarei lá.”
A assessoria de Do Val afirmou que o senador não se pronunciará sobre o assunto.
Relembre a confusão
O Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, ganhou cenas de tensão entre parlamentares na manhã da última quinta-feira (20). Isso porque o senador capixaba Marcos do Val e o deputado federal capixaba Gilvan da Federal discutiram antes do embarque. A relação entre os dois ganhou mais um episódio hostil após momentos tensos na CCJ do Senado.
Um vídeo que circulou nas redes sociais registrou o momento de confusão. Gilvan contou que Do Val teria procurado o deputado em busca de “confusão”.
“Ele me viu, saiu de onde estava e veio andando para trás de novo para arrumar confusão. Ele está procurando confusão porque está apagado no Espírito Santo, não tem credibilidade nenhuma e está procurando holofote”, afirmou o deputado do PL.
Segundo Gilvan, Do Val estava andando ao lado do senador Fabiano Contarato (PT-ES) quando avistou o deputado e começou a discussão. “Quando olhou pra trás me viu e veio até minha direção arrumar confusão. Como fez na CCJ. E postou um vídeo mentiroso nas redes sociais dele, dizendo que eu que quis arrumar confusão.”
“Em relação ao senador Marcos do Val, os ataques do deputado já vêm acontecendo há muito tempo, inicialmente, por meio de mensagens em grupos de WhatsApp e, mais recentemente, como visto ontem na sessão da CCJ”, informou a equipe do senador.
Do Val afirmou, na ocasião, que procurararia o Conselho de Ética para que medidas cabíveis fossem tomadas contra o deputado federal. O senador alega que o comportamento de Gilvan é recorrente e tem ganhado contornos agressivos.
“Hoje, no aeroporto, quando o deputado novamente tentou agredir o senador, foi prontamente contido. O senador destacou que a função de um deputado federal é produzir resultados para o estado, com bons projetos de leis, enviando recursos para melhorar hospitais, escolas e a segurança pública para os capixabas, e não criar tumulto e confronto”, ressaltou Do Val.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Deputado e o senador discutiram durante a sessão e estenderam as discussões nas redes sociais.
“Durante uma discussão com Marcos do Val, o senador perdeu a paciência e resolveu confrontá-lo, perguntando se o deputado [Gilvan da Federal] teria coragem de repetir os xingamentos que tem feito, inclusive por mensagens privadas”, publicou a equipe de Do Val nas redes sociais.
Gilvan chamou Do Val de “Swat” da Shopee, após senador afirmar que atuou como instrutor em imobilizações táticas e outros procedimentos para unidades da Swat [Táticas e Armas Especiais, na sigla em inglês], dos Estados Unidos.
“Hoje na CCJ do Senado. Sen Marcos Durval, o mesmo que disse que ‘O Bolsonaro me chamou pra dar um golpe’ e que ‘detestava ser chamado de senador bolsonarista’ veio tentar ofender a mim e ao Sen Magno Malta. Mexeu com o cara errado ‘Swat’ da Shopee, não recuo pra traidor 1cm”, escreveu o deputado no X.