25.6 C
Vitória
domingo, 27 setembro, 2020

Gestão Estratégica: ninguém é campeão por acaso

Leia Também

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

A partir deste domingo (27) as Eleições Municipais 2020 entram em uma nova etapa, com o início da campanha aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Os candidatos estarão liberados, por exemplo, a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita.

Volta às aulas: Fim das restrições às aulas presenciais

O anúncio foi feito pelo Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, durante uma videoconferência na tarde dessa sexta feira (25)

Ocupação de UTIs tem risco baixo em 17 estados e intermediário no Espírito Santo

Aumentou de 15 para 17 o número de estados em que a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva para covid-19 é considerada de alerta baixo (menor que 60%) no boletim Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado hoje (25).

Estamos em pleno movimento da Copa do Mundo 2014 no Brasil: o maior evento global do futebol a cada quatro anos. Futebol é a palavra de ordem por todos os lugares, em todas as rodas, em toda as conversas. Nessa introdução, quero falar de Gestão Estratégica  fazendo uma comparação  simplista, colocando o líder como um técnico, as pessoas como os jogadores e a gestão como um esporte de campo.

Para ser campeão, levar uma taça é preciso treino, muito treino; mas também é preciso estabelecer uma visão, traçar os objetivos para chegar lá e executar bem um plano de ação; conhecendo bem os adversários, as suas táticas, os pontos fortes e fracos dos jogadores oponentes, montar uma tática diferenciada, alinhar a motivação do seu time e jogar o jogo. Afinal, jogo se ganha em campo.

A equipe campeã da Copa do Mundo neste ano vai trabalhar dentro desses parâmetros, com certeza; porque isso é estratégia.Os líderes das organizações vencedoras precisem ser os arquitetos da estratégia, não apenas no papel, mas com a alta capacidade de transformá-las em resultados. E como montar uma boa gestão estratégica?

Importante entender inicialmente que estratégia é um olhar para o todo, sob a ótica da sustentabilidade do negócio em longo prazo., envolvendo pessoas em especial e os processos. Mas como iniciar tudo isso?

Comece do mais simples. Estabeleça uma visão de longo prazo, entre três a cinco anos, conectada com as tendências externas do mercado. Observe, estude, anote, pesquise, conheça os seus principais concorrentes. Aprenda a olhar o seu negócio, não importa o tamanho dele, sob a ótica do todo.Em seguida, estabeleça as prioridades. Se a sua empresa não tem o habito de trabalhar com diretrizes estratégicas, faça tudo simplificadamente. Tenha ao menos três a cinco prioridades, mas faça de forma clara e objetiva, mensure bem, dê prazos para o cumprimento delas, acompanhe, monitore e comemore com a sua equipe quando alcançar.

Quando falei de equipe é porque não existe estratégia sem as pessoas. Portanto, a organização precisa unir pessoas e operações a estratégia. Estratégia é como ar. Todo o pessoal precisa respirar a visão, os objetivos estratégicos e a execução. Sem isso, nada vai sair do papel. Se precisar, repense, realinhe o time; mas, não abra mão dos objetivos definidos.

Chegamos a outro ponto fundamental: as pessoas. Igual ao time de futebol. Contrate os melhores que puder para cada posição. Para que uma estratégia funcione perfeitamente é preciso colocar as pessoas certas nos lugares certos. Em suma, coloque seu time para jogar consciente de que resultados chegam com suor, lágrimas, concentração, treinamento e muito esforço.

No campo dos negócios é preciso planejamento e preparo. Vencer no mercado atual e competitivo é para o time que busca diferenciação fundamentada em conhecimento, pessoas e estratégia.

Nenhum time é campeão por acaso. Monte seu time para vencer!

Adilson Neves  é professor, consultor em Gestão Estratégica e coach em desenvolvimento humano

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Cuidado com a imagem da sua empresa!

Uma organização, pequena ou grande, está baseada primordialmente naquilo que é o seu objetivo

Economia brasileira: vítima dos personalismos de governo

É lamentável ter que testemunhar episódios como o da criação do TRF-6 Por Arilda Teixeira Aqueles que acreditam que a combinação de república democrática com economia...

O boom no turismo regional no mundo pós-pandemia do coronavírus

Estratégias para diferenciação e melhor aproveitamento da imensa demanda por hotéis e pousadas

Eleições Municipais: Vereadores e Prefeitos

É fundamental, nas eleições, escolher e votar em candidatos que estejam comprometidos com nossas cidades

Congresso Nacional

O que se observa hoje é que o tempo político, a necessidade de continuidade de posições políticas eleitoreiras de vários membros do Congresso e até da presidência da república

A maioria minorizada dos negros nas eleições

Diante da desigualdade racial nos poderes, é importante que o sistema político-eleitoral brasileiro crie mecanismos para evitar o tratamento arbitrário em relação a candidaturas de pretos e pretas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Agências da Caixa não abrem neste sábado

Diferentemente das últimas três semanas, as agências da Caixa Econômica Federal não abrirão neste sábado (26) para saques do auxílio emergencial e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Doenças tireoidianas no idoso e a associação entre Covid-19 e a tireoide fazem parte de evento científico

De 30 a 31 de outubro ocorrerá o 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), pela primeira vez online, em razão da pandemia da covid-19....

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.
Continua após publicidade