19.6 C
Vitória
quarta-feira, 8 julho, 2020

Gestantes devem cuidar do lado emocional durante a pandemia

Leia Também

ES registra 2.156 casos confirmados e 43 mortes em 24 horas

O Espírito Santo bateu o recorde em casos confirmados do novo coronavírus: 2.156 em 24 horas. No total, o Estado tem 56.703 pacientes infectados pelo vírus.

Sicoob ES vai liberar R$ 200 milhões para produtores de café

O volume será disponibilizado mais cedo este ano, neste mês, como uma medida do Ministério da Agricultura para apoiar o setor neste momento de pandemia.

Testes rápidos aplicados em massa são um risco, diz especialista

Segundo especialista, o mais indicado para a realização de testes em massa na fase aguda da pandemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o teste PCR, que detecta com quase 100% de precisão a presença do vírus já a partir do primeiro dia de contágio.

Dia Mundial do Chocolate: destaque na produção da matéria-prima no ES

O Espírito Santo produz cerca de oito mil toneladas de cacau por ano. Isso porque o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apoia os agricultores, fomentando a produção de cacau no território capixaba.

Fazer coisas simples em casa para relaxar são formas de manter a mente saudável e cuidar de si mesma em período de pandemia

Todo mundo está sendo afetado, de alguma forma, pelos efeitos da pandemia. E as mulheres que estão passando pela gravidez neste momento são um dos grupos que se viu mais impactado por todas as mudanças provocadas pelo novo coronavírus.

A gestação é um momento especial, cheio de emoções diferentes e muita expectativa. Como lidar com esse turbilhão de sentimentos em meio a um período totalmente atípico? A psicóloga do programa Viver Bem da Unimed Vitória Naira Delboni diz que é fundamental buscar alternativas que ajudem a controlar a ansiedade. “É importante tentar manter uma rotina leve e agradável. A dica é fazer coisas simples em casa para relaxar, como alongamento, exercícios respiratórios, ouvir música, cantar, e, com essas práticas, construir também um vínculo com o bebê”, orienta.

A psicóloga fala que o ideal é concentrar-se em cuidar de si o máximo que puder. “Se já é mamãe, tente conciliar os momentos com os outros filhos. Fazê-los participar da evolução da gestação pode ser interessante para todos”, analisa.

grávida 2
Fazer coisas simples em casa para relaxar ajuda a cuidar da mente. – Foto: Reprodução

Outra recomendação da especialista é sempre esclarecer as dúvidas. “Converse com profissionais de sua confiança sobre o parto e a maternidade. Isso vai garantir mais senso de controle. Outro ponto que pode ajudar é a leitura de revistas, sites e blogs especializados, filtrando o que realmente é importante. Quanto mais informação de qualidade você tiver, melhor vai se sentir”, pontua Naira.

A psicóloga lembra ainda que fazer um pequeno planejamento, listando as coisas que ainda precisa organizar até o nascimento do bebê, também garante mais segurança e tranquilidade. “É indicado não deixar as tarefas se acumularem. Se estiver trabalhando em home office, organize o tempo para evitar procrastinação”.

Também é essencial não se sentir sozinha nesta etapa tão importante da vida. “Se não pode estar perto dos familiares e amigos, mantenha contato diário com eles por meio da tecnologia. Conte o que tem feito para o bebê, mostre o enxoval, dívida seus momentos”, aconselha.

Alimentação

A nutricionista do Viver Bem Dalyla Formagine destaca que é importante controlar a alimentação nestes dias de isolamento. “Estar em casa pode aumentar a ansiedade. Mas é essencial manter o equilíbrio. Converse com um profissional especializado para saber o que pode fazer para controlar a compulsão”.

Dalyla reforça que é imprescindível ter um cardápio saudável, com mais alimentos naturais, menos gorduras, açúcares e industrializados. Alguns grupos alimentares são fundamentais na gestação, como vegetais verdes escuros, leite e seus derivados e fibras. “Além disso, deve-se consumir, de duas a três vezes por semana, carne vermelha e acrescentar uma fonte de vitamina C após as refeições (laranja, mexerica ou abacaxi). Isso ajuda a prevenir a anemia”, diz. Beber muito líquido diariamente também é essencial. “A garrafinha com água deve estar sempre por perto”, recomenda.

As especialistas assinalam que o mais importante é manter agora o lado emocional sob controle. “Se achar que não está bem, que a ansiedade está acima do normal, procure ajude profissional. Não sofra sozinha nem por antecipação. Viva o hoje e planeje com tranquilidade o amanhã”, conclui Naira.

A Unimed Vitória oferece o programa Viver Gestante, em que a futura mamãe é acompanhada por uma enfermeira e direcionada aos acompanhamentos de nutricionista, psicólogo e também participa de cursos para gestante. Nesse período de pandemia, os atendimentos e as oficinas estão acontecendo de forma on-line.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade