Geres traça cenário econômico otimista, mas com cautela

Concorrida como sempre, teve tom de otimismo a primeira reunião de 2010 do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial, o Geres, realizada ontem (27/1) no hotel Bristol da Praia do Canto.

De acordo com o economista Dirceu Bezerra, sócio da Vieira&Rosemberg, consultoria que dá suporte às atividades do Geres, o Estado cresceu mais do que o país entre janeiro e novembro de 2009, apesar de ter sido também o que mais sofreu os impactos da crise, devido ao grau de internacionalização de sua economia.

A atenta platéia de executivos ficou sabendo que o crescimento de 21,3% acumulado pelo Estado no período, embora tenha deixado longe o segundo colocado – Goiás, com 10,8% -, representou também uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2008. No entanto, como aquele foi um ano atípico em termos de aceleração da economia, os números atuais estão mais próximos de uma realidade de equilíbrio.

Segundo Bezerra, o cenário mais provável para 2010 é de um ambiente ‘amigável’ para neutro em relação ao contexto internacional, influenciando positivamente os negócios no Espírito Santo. Mas ele alerta que nos Estados Unidos a recuperação econômica ainda será muito lenta e que o Espírito Santo deve trabalhar no sentido de diversificar sua produção e aumentar as vendas para o mercado interno, local e nacional.

Após a palestra de Dirceu, o publicitário Gilber Machado falou sobre o uso da internet na expansão das vendas e, especificamente, na corrida eleitoral para 2010. Em sua opinião, o ano eleitoral promete ser marcado pela forte utilização da internet através de redes sociais, blogs e sites. O consultor de marketing, no entanto, alerta para o fato de que estar na rede não significa estar preparado para se comunicar em rede. ‘No Espírito Santo, a internet é muito pouco explorada’, disse Machado. ‘As poucas empresas que utilizam os meios eletrônicos são de pequeno porte e optam pelo comércio informal em sites de relacionamento’. Ele então anunciou que está previsto para março um evento exclusivo em Vitória para os políticos candidatos às eleições, ainda sem local nem data definidos, sobre a utilização das novas mídias nas campanhas.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome