Gás natural pode ficar mais barato no Estado

Com a regulamentação do setor está sendo chamada de “Novo Mercado de Gás” (Fotografia - Br Distribuidora)

No modelo de regulamentação do setor, já em debate, custos com gás natural podem diminuir para o consumidor final

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende, participou, nesta terça-feira (16), do seminário “Oportunidades do Setor de Óleo & Gás para o Brasil”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em Brasília.

Um dos pontos altos do evento, segundo Rezende, foi a discussão acerca do novo modelo de regulamentação do sistema de gás natural no País, que poderá trazer redução de preços, inclusive, para consumidores no Estado. A regulamentação é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, que prepara um pacote de medidas que vem sendo chamado de “Novo Mercado de Gás”.

“O ministro Bento Albuquerque colocou essa medida como prioridade do governo federal. A nova regulamentação do gás natural terá como objetivo gerar maior competitividade no setor”, explicou.

Com a regulamentação, a expectativa é de que mais empresas possam atuar no setor. “Atualmente, a Petrobras é a transportadora exclusiva do gás dutoviário no Brasil, e a regulamentação vai colocar fim nessa espécie de monopólio, o que será importante para o setor de geração de energia elétrica, para as indústrias e até para os consumidores que serão beneficiados pelo barateamento do preço do produto”, destacou o secretário.

Atualmente, a concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Espírito Santo estamos presentes em 13 municípios: Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapemirim, Linhares, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

Também estiveram presentes ao evento o presidente do Tribunal de Contas da União, José Mucio Monteiro; o presidente do IBP, José Firmo; o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, e outras autoridades políticas.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!