23.3 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Gás encanado vai ficar mais caro a partir deste mês

O gás encanado, usado nos condomínios residenciais, poderá ficar mais caro a partir deste mês. O aumento esperado é resultado do acréscimo feito pela Petrobrás de 38,8% no valor do gás natural, que entrou em vigor no último dia 1º de maio.

Segundo a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), o reajuste de 38,8% anunciado pela Petrobrás refere-se ao preço da molécula de gás natural, e essas variações são trimestrais, conforme estipulado nos contratos com as distribuidoras estaduais. Para chegar à esse percentual, a Petrobras considerou a cotação de petróleo e a taxa de câmbio de janeiro a março. Entra no cálculo também o custo do transporte até o ponto de entrega das distribuidoras. Esse gasto é atualizado anualmente em maio pelo IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado).

- Continua após a publicidade -

O novo valor será cobrado de forma retroativa a partir de 1º de maio. Porém, ainda de acordo com a ARSP, o preço da molécula de gás é apenas um dos componentes que formam o valor final do gás encanado cobrado pelas distribuidoras.

O aumento será aplicado para gás de uso industrial, comercial e residencial coletivo, como é o caso dos condomínios.  A ARSP comunicou em seu site que aguarda comunicado oficial da Concessionária ES Gás sobre o reajuste que será passado aos consumidores.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA