20.5 C
Vitória
terça-feira, 10 DE setembro DE 2024

Gandini e Luiz Paulo se reúnem e reforçam especulações

Pré-candidatos em Vitória, deputado Gandini e ex-prefeito Luiz Paulo se encontraram em gabinete na Ales e aumentaram especulações sobre aliança

Por Robson Maia

A portas fechadas, os pré-candidatos à Prefeitura de Vitória Fabrício Gandini (PSD) e Luiz Paulo (PSDB) se encontraram no final da tarde da última segunda-feira (27) no gabinete do deputado estadual na Assembleia Legislativa (Ales). O encontro reforça as especulações quanto a uma possível aliança visando a disputa do Executivo da capital.

- Continua após a publicidade -

Ambos as partes não escondem a proposta de formar uma frente ampla nas eleições municipais que se aproximam. Em entrevistas recentes, Luiz Paulo, que tenta retornar à Prefeitura de Vitória após 20 anos, admitiu trabalhar há mais de um ano em articulações buscando uma composição expressiva com parlamentares que busquem romper com a “polarização” política implementada na política local.

Gandini, por sua vez, também não esconde o desejo de conquistar o Executivo da capital, após não obter sucesso durante o pleito eleitoral de 2020. Na ocasião, o agora deputado estadual obteve 36.172 votos, cerca de 21,12% dos votos, ficando de fora do segundo turno (formado por Lorenzo Pazolini (Republicanos), que viria a vencer a disputa, e João Coser (PT), que novamente concorre ao cargo).

Candidatos correm “por fora”, de acordo com pesquisa

A pesquisa eleitoral publicada pelo Instituto Paraná Pesquisas, na última semana, mostrou os pré-candidatos Luiz Paulo e Gandini com uma grande margem de distância do atual prefeito Lorenzo Pazolini, apontado com amplo favoritismo à reeleição na capital capixaba.

Na pesquisa espontânea, quando os eleitores indicam nomes sem que o entrevistador cite as opções, Pazolini lidera com ampla folga, aparecendo com 20,1% das intenções de voto. Na segunda posição, distante está o ex-prefeito de Vitória e deputado estadual, João Coser, com 4,1%. Luiz Paulo foi indicado por 0,5% dos entrevistados, enquanto Gandini, com 0,1%.

Já na pesquisa estimulada, Pazolini também lidera, aparecendo com mais de 47%, enquanto Coser fica entre 17% e 19,5%, dependendo do cenário avaliado. Em um cenário incluindo o deputado Gandini, Pazolini tem 47,1%, enquanto Coser tem 17%. Luiz Paulo aparece em quarto, com 6,6%; e Gandini tem 4,1%. Já no segundo cenário, em que a candidatura de Gandini foi descartada, Pazolini tem 48,9%; Coser tem 18%; enquanto Luiz Paulo tem 7,5%.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA