26 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Gabriel Araújo crava novo recorde mundial dos 50m borboleta classe S2

O último domingo, 13 de março, foi de recordes mundiais para o Brasil no esporte paralímpico, incluindo o mineiro Gabriel Araújo

Por Igor Santos (Agência Brasil) 

O mineiro Gabriel Araújo, de 19 anos, registrou o novo recorde mundial na prova dos 50 metros borboleta classe S2 (comprometimento motor mais severo) na etapa de Lignano Sabbiadoro (Itália) do circuito mundial da natação paralímpica (World Series).

- Continua após a publicidade -

Ele nadou em 56s62, superando a própria marca que ele havia alcançado na eliminatória da mesma competição (a etapa italiana da World Series, circuito mundial da natação paralímpica), com 57s21.

Já em São Paulo, a baiana Raissa Rocha também bateu o recorde mundial na prova do lançamento de dardo F56, para atletas com comprometimento nos membros inferiores e que fazem seus lançamentos sentados.

Ela alcançou 24,80m, superando o antigo recorde, que pertencia à iraniana Hashemiyeh Moavi, em 30 centímetros. Esta foi a marca que rendeu a ela o ouro paralímpico em Tóquio, inclusive.

A curiosidade da competição de Gabriel, na Itália, é que ele sequer chegou ao pódio.

Isso aconteceu porque foi uma prova multiclasse, que envolveu atletas com comprometimentos muito menores.

O ouro, aliás, foi de outro brasileiro: Talisson Glock, com o tempo de 31s94. Talisson é da classe S6. Gabrielzinho terminou em quarto.

Porém, nos 150 medley masculino, o ouro não escapou dele, com o tempo de 3min47s04.

O Brasil conquistou outros dois ouros na competição, com Gabriel Bandeira (S14) nos 100 borboleta masculino e Lídia Vieira (SM4) nos 150 medley feminino.

Recorde mundial surpreende até a própria Raissa

Em São Paulo, na 1ª fase nacional de atletismo do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, Raissa Rocha, que ainda estava em fase de teste de força, almejava apenas lançar a 23,96m, abaixo dos 24,39m que garantiram a ela a prata em Tóquio.

Porém, ela foi muito além, alcançando os 24,80m. Este foi o primeiro evento da temporada, que ainda terá o Campeonato Brasileiro de atletismo paralímpico e a segunda fase nacional do circuito.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA