23.7 C
Vitória
sábado, 11 julho, 2020

Desigualdades regionais em foco no Governo

Leia Também

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais! O holandês Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira nos treinos livres do GP da...

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

Obesidade e sedentarismo: os vilões da quarentena

No Brasil, a obesidade e o sedentarismo já acometem um em cada cinco habitantes, sendo que mais da metade da população está acima do peso normal.

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais! A capixaba Natália Gaudio pratica ginástica rítmica desde os seis anos....

A comunicação foi feita durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), realizada no Palácio Anchieta, em Vitória

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (2), o envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa, que autoriza os municípios a utilizarem até 50% do Fundo para Redução das Desigualdades Regionais para despesas correntes.

O fundo é constituído por recursos do Estado oriundos dos royalties pela exploração de petróleo e são repassados aos municípios para investimentos em infraestrutura. Com o projeto de lei, os municípios podem usar até 50% do fundo para despesas correntes nos anos de 2019 e 2020. A matéria será discutida agora pelos deputados estaduais.

Casagrande comentou a importância da liberação de parte dos recursos para custeio em virtude das dificuldades encontradas pelos municípios. “Quando foi criado, o fundo era para infraestrutura, mas, nos últimos anos, pela crise que se abateu no Brasil e nos municípios, o Estado tem autorizado a usar parte dos recursos para custeio”, explicou.

O governador citou ainda a assinatura do acordo para unificação dos campos de petróleo no Parque das Baleias, que acontecerá na próxima sexta-feira (5) em evento no Palácio Anchieta. A medida deve render R$ 1,2 bilhão aos cofres do Estado e dos municípios nos próximos quatro anos. “A ideia é que parte dessa indenização vá para um fundo de infraestrutura e outro, um fundo soberano para usarmos no presente, mas pensando no futuro do nosso Estado e municípios”, ressaltou.

Relação com os prefeitos

O Palácio Anchieta foi cedido para receber a posse da nova diretoria da Amunes, formada pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel, na função de presidente e do prefeito de Nova Venécia, Mario Sergio Lubiana, como vice-presidente para o triênio 2019/2021. Na sequência da posse, o governador convidou os prefeitos presentes para um almoço de alinhamento estratégico. Casagrande garantiu que a relação entre o Executivo Estadual e a entidade será republicana e transparente.

“Os prefeitos têm no Governo um parceiro para que possamos resolver questões de forma unificada. Vamos priorizar obras estruturantes nos municípios, mas estaremos à disposição também para ajudar no que for preciso, seja na relação com o Governo Federal, com nossa bancada federal e deputados estaduais. Esse é o espírito dessa posse aqui no Palácio Anchieta. Aproveito para parabenizar os prefeitos pela unidade e a forma como conduziram a eleição da Amunes”, afirmou.

A importância do crescimento regional e da união dos prefeitos em torno de pautas conjuntas também ganhou destaque durante o pronunciamento do governador Casagrande:

“Quando nós vemos o prefeito Gilson dizer que podemos comprar medicamentos juntos, vemos que a união é importante para o desenvolvimento regional. Sozinhos às vezes não temos capacidade de consolidarmos iniciativas tão atraentes como quando estamos unidos. A Amunes tem que estar muito bem articulada para desenvolver regionalmente. Tenho dito que, quando a obra for recurso do Estado, terei cautela, pois dependo de como o Brasil irá reagir. Onde temos recursos de parcerias e financiamento, estamos pisando fundo no acelerador”, repetiu.

A Diretoria Executiva da Amunes é formada pelo Presidente: Gilson Batista Daniel – Viana; Vice-presidente: Mário Sergio Lubiana – Nova Venécia; Secretário: Valdemar Luiz Horbelt Coutinho – Santa Leopoldina e o Tesoureiro: Osvaldo Fernandes de Oliveira Junior – Mucurici.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

Vida Capixaba

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.
Continua após publicidade