24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Bancos autorizam funcionários a atuar em home office

Cerca de 70% dos funcionários da Caixa Econômica Federal e do Santander estão trabalhando em regime de home office. Entre eles estão idosos e gestantes

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), instituições adotaram a medida de trabalho em home office e com os bancos não foi diferente. Idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, que fazem parte do grupo de risco, estão dispensados das atividades presenciais.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, liberou 70% do quadro de funcionários para trabalhar em casa. Nesta segunda-feira (23), o atendimento presencial ficou restrito ao pagamento de benefícios previdenciários e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

- Continua após a publicidade -

O presidente do banco, Pedro Guimarães, informou por vídeo conferência que a parte “frontal” continuará funcionando normalmente para atender à população que necessita de atendimento especial.

“Mesmo com as agências fechadas, entendemos que há necessidade de ter o pessoal atuando na área de análises processuais, tecnologia de informação, abastecimento de caixas eletrônicos e processamento de depósitos”, disse Guimarães.

O Santander também atua com o mesmo regime. Desde o dia 16 de março, o banco está permitindo o home office para bancárias gestantes e funcionários que estão no grupo de risco ao vírus, como aqueles que têm doenças crônicas – diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos e outros com problemas respiratório agudos – e os acima de 60 anos.

“Muitos bancários estão apreensivos e têm nos procurado. Conversamos com os representantes do banco e eles nos informaram da medida. O Santander também nos informou que mantém um comitê que se reúne diariamente para discutir medidas de prevenção. O home office para grupos de risco é uma medida que saiu desse comitê”, informou a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancária do Santander, Rita Berlofa.

santander
O banco Santander é um dos que adotaram as medidas de home office. – Foto: Reprodução

Já o Sicoob ES cancelou os encontros de prestação de contas programados para o período de hoje até o dia 29 de abril por tempo indeterminado. A medida foi adotada para proteger os associados e colaboradores, em função da pandemia do novo coronavírus.

Outras medidas

Nesta segunda-feira (23), membros da Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) discutirão outros meios de proteção para os colaboradores. O coordenador de comissão de executiva dos empregados da Caixa, Dionísio Reis, informou que já é esperado dispensar funcionários que apresentem o coronavírus e os dispensarão sem que precisem apresentar atestado médico.

Já o Comando Nacional dos Bancários deseja fazer uma reunião para adotar a mesma medida para todos os funcionários dos outros bancos.

*Da redação, com informações de agências.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA