Exposição que reproduz as fotos do livro “Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo” fica disponível até o dia 30 de julho no Museu Vale
Aqueles que têm curiosidade de saber como eram os municípios capixabas no século XIX, poderão conhecer um pouco mais sobre a história desse período por meio do livro “Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo”, de Cilmar Franceschetto.
A publicação, que foi lançada no começo do mês, no Museu Vale, é um estudo detalhado sobre a visita do fotógrafo francês Victor Frond, contratado pelo governo imperial, para excursionar pela então Província do Espírito Santo, em 1860, ocasião em que produziu as primeiras fotografias por estas terras capixabas, no total de 16 registros.
“O livro conta os caminhos percorridos, e os encontros e desencontros dele com os capixabas, enfim, como surgia e se disseminava essa ‘nova arte’ entre os brasileiros e, especialmente, como se deu o pioneirismo de Victor Frond ao realizar as primeiras fotografias do Espírito Santo” destaca Cilmar.