Considerado um dos modelos mais emblemáticos, o cupê da marca foi lançado nos EUA para concorrer com os veículos japoneses
Lançado em 1969 para concorrer com os veículos japoneses, a Ford buscava um veículo esportivo para completar sua linha. O escolhido foi o Maverick, com motor dianteiro e tração traseira. A produção nacional começou em 1973 na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O modelo se tornou o mais emblemático da marca, sendo comercializado apenas na configuração cupê, de duas portas, nas versões Super, Super Luxo e GT, com duas opções de motor: 3.0 litros de seis cilindros em linha e de 112 cv de potência e V8 5.0 litros de 197 cv.
Em 1975, por conta da crise do petróleo, o mercado começou a demandar a economia dos veículos. Desta forma, o motor de seis cilindros foi substituído por um modelo mais moderno e econômico, o 2.3 litros de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv.
De acordo com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), 7.384 Mavericks estão registrados no Estado, sendo 486 com a placa preta de veículos de coleção. A capital paulista está na frente com 2.667 carros, seguida por Campinas (322), São Bernardo do Campo (157), Santo André (46) e Ribeirão Preto (140).
Já em 1979, o Maverick saiu de linha, e já tinha alcançado a marca de 108.106 unidades vendidas no Brasil. O veículo ainda é colecionado por fãs, principalmente na versão V8, que se tornou uma lenda entre os admiradores de carros antigos.