Milhares de foliões aproveitam blocos e shows em uma programação que movimenta a cidade com atrações ao longo do feriado
Por Jessica Coutinho
O segundo dia do Carnaval Oficial no Centro de Vitória reuniu milhares de foliões em uma programação animada e diversa. O tradicional bloco Regional da Nair desfilou na Avenida Beira-Mar durante a manhã, enquanto o Bloco Maluco Beleza percorreu a Rua Sete de Setembro no mesmo horário. À tarde, o Puta Bloco tomou conta da avenida, garantindo a festa até o início da noite. Ao todo, mais de 60 mil pessoas passaram pelo evento.
Para os ambulantes, a movimentação intensa representa uma oportunidade de aumentar as vendas. Bruna Silva, vendedora de bebidas, chega ao local ainda de madrugada para organizar os produtos. “A gente já madruga aqui na rua e vai aumentando as vendas com o passar das horas. O Carnaval é sempre uma oportunidade de lucrar mais do que em um final de semana comum”, conta a jovem de Porto de Santana, Cariacica.
Cristine da Silva, que trabalha com alimentação, percebe o maior movimento no horário do almoço. “Meu carro-chefe é o churrasquinho. Como as pessoas chegam cedo, vão sentindo fome ao longo do dia”, afirma.
Foliões de diferentes cidades e estados também marcam presença na festa. O mineiro Nymar Rocha reuniu amigos cariocas, mineiros e capixabas para aproveitar a programação. “Estamos mais para a terceira idade, então preferimos curtir desde cedo”, brinca. Já Marina Rocha escolheu uma fantasia inspirada no personagem Mario Bros para aproveitar a festa ao lado dos amigos. “Acordei cedo no domingo para aproveitar ao máximo. Agora é só curtir e não faltar nenhum dia”, diz.


Quem também entrou no clima foi Júlia de Oliveira, vestida de Mulher-Maravilha. “Chego pela manhã e só saio à noite, no Sambão do Povo. Tudo está bem organizado, com estrutura para o público. É muito bonito aproveitar a baía de Vitória e se divertir”, comenta. Moradora da Praia da Costa, Rosa Armínio trouxe o namorado, Celso Guimarães, do Rio de Janeiro, para conhecer o Carnaval capixaba. “Aqui podemos brincar sem nos preocupar com a insegurança”, destaca.
Os ambulantes que atuam no evento passaram por capacitação antes do início da festa. Celso de Oliveira e Jussara Batista fazem parte do grupo de mais de 150 vendedores que participaram do curso Qualifica Verão 2025. “Fazemos todos os cursos disponíveis. Isso nos ajuda a atender melhor o público e a oferecer um serviço de qualidade”, afirma Celso, que vende milho-verde.
Entre os serviços disponíveis no evento, caminhões-pipa percorrem o trajeto da folia nos períodos da manhã e da noite, ajudando a refrescar o público e a manter as ruas limpas. Na quarta-feira, 16 caminhões-pipa reforçarão a limpeza da área. Bebedouros foram instalados em locais estratégicos, como a Praça Getúlio Vargas, o Mercado da Capixaba, o Mucane e o Sambão do Povo, incentivando a hidratação. Além disso, mais de 150 contentores e mil papeleiras estão distribuídos ao longo do percurso, incluindo pontos específicos para recicláveis, em parceria com catadores e recicladores.
Confira a programação dos próximos dias
Segunda-feira (03/03)
8h às 14h – Bloco Voador (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes – Beira-Mar)
12h às 18h – Bloco Vai que Gama (Rua Gama Rosa)
14h às 19h – Bloco Afro Coisas de Negres (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes – Beira-Mar)
Circuito da Folia:
19h – Marcus Rauta (puxada do trio)
20h – Cheiro Moreno (Sambão do Povo)
22h – Pique Novo (Sambão do Povo)
Terça-feira (04/03)
8h às 15h – Bloco Amigos da Onça (Rua Barão de Monjardim)
14h às 19h – Galinha Preta (Rua Maria Saraiva)
Circuito da Folia:
19h – Som e Cia (puxada do trio)
20h – Alan Venturin (Sambão do Povo)
22h – Samba 90 Graus (Sambão do Povo)