26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Fique de olho no prazo para tirar título de eleitor e transferir domicílio

É a mesma data limite para inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral e para o eleitor com deficiência solicitar seção com acessibilidade

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral. Só assim estará apto a votar nas eleições de outubro. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Este também é o prazo para que presos provisórios e adolescentes internados sem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização para votar. As informações são da Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também devem ser feitas até o dia 9 de maio. Travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril.

Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos. O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, se é masculino ou feminino.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA