20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Fiocruz faz maior entrega de vacinas contra covid, com 6,5 milhões de doses

Fiocruz faz maior entrega de vacinas contra covid, com 6,5 milhões de dose

Por Roberta Jansen (AE)

A Fiocruz fez nesta sexta-feira, 30, sua maior entrega da vacina Oxford/AstraZeneca. Foram 6,5 milhões de doses destinadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, Biomanguinhos, ligado à fundação, já produziu e repassou ao governo federal 26,5 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19. Foram 19,7 milhões apenas em abril, superando em um milhão de doses a previsão original.

Para maio, a previsão é fornecer outras 21,5 milhões de doses. Com a chegada de um novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no último sábado, a fundação tem matéria prima suficiente para a produção de imunizantes até o início de junho. Para esse mês, está prevista a entrega de 34,2 milhões de doses.

Se não houver imprevistos, a Fiocruz espera cumprir o cronograma inicial e entregar 100 milhões de doses até o fim de julho.

“Já estamos produzindo um milhão de doses por dia”, afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Ao longo desta semana, a Fiocruz recebeu representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles foram verificar as condições técnico-operacionais da planta industrial onde será produzido o IFA nacional para a vacina.

A inspeção começou na segunda, 26, e terminou nesta sexta, 30. Trata-se de um passo importante para viabilizar a produção 100% nacional do imunizante no segundo semestre. Com isso, a transferência de tecnologia se completa, e a fundação ganha total autonomia na produção da vacina contra a covid-19.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade