Sessão gratuita e ao ar livre exibirá o curta-metragem “Guarapari Revisitada”, que reúne imagens feitas por cineasta amador nos anos 1960
Por Mariah Friedrich
Um dos mais importantes balneários do Espírito Santo, Guarapari foi retratado pelas lentes do cineasta amador Ernst Bergman nos anos 1960, a cidade bucólica de antes das transformações urbanas e paisagísticas que ocorreram nas décadas seguintes é apresentada na mais nova obra da cineasta capixaba Adriana Jacobsen, que resgatou as imagens de arquivo no curta-metragem “Guarapari Revisitada”.
O filme será exibido no Cine na Aldeia nesta quinta-feira (3), às 19h, no Cais da Aldeia de Perocão, com entrada gratuita. Narrado pela viúva de Bergmann, a escritora Marilena Vellozo Soneghet Bergmann, “Guarapari Revisitada” é composto por imagens do cotidiano e da paisagens da cidade há mais de 50 anos.
Marilena compartilha as memórias e experiências do casal, que passava finais de semana e férias no balneário início do namoro. A história convida a uma reflexão sobre as alterações paisagísticas decorridas desde então, permanências e transformações.
Com documentários premiados na bagagem, a diretora Adriana jacobsen tem contribuído para a preservação de acervos audiovisuais, incluindo o Acervo Bergmann, agora disponível para o público. A realização é fruto da parceria entre Adriana, Monazita e o Instituto Marlin Azul, com apoio do Edital 008/2023 da Prefeitura de Guarapari, através da Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.
Serviço
lançamento do filme “Guarapari Revisitada”
Quinta-feira (03), 19h
Cine na Aldeia – Cais de Perocão, Guarapari – R. Marcelino Viêira, 20, Perocão, Guarapari
Sessão de cinema gratuita ao ar livre