O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou da reunião de lançamento do novo projeto da entidade máxima do futebol mundial
A FIFA lançou nesta terça-feira (3) uma iniciativa de colaboração para ajudar suas associações-membro a desenvolverem o futebol para deficientes. A ação faz parte do compromisso da entidade com a inclusão e para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou do evento por videoconferência.
A entidade máxima do futebol mundial disponibilizou para suas filiadas um kit de ferramentas de futebol para pessoas com deficiência.
Esse material fornece uma compreensão dos princípios básicos do futebol para deficientes e das várias disciplinas que podem ser implementadas por associações-membro; além de apoiar o aumento da participação no futebol para deficientes em todo o mundo, compartilhar conhecimento, celebrar as melhores práticas em iniciativas de futebol para deficientes e acelerar a ação coletiva.
Na reunião, Ednaldo e outros palestrantes falaram sobre suas ações para promover um futebol mais inclusivo. O presidente da CBF reiterou que a entidade nacional já desenvolve um trabalho sério e constante a favor da inclusão e da diversidade.
“É uma honra participar deste momento histórico, em que a FIFA reafirma seu compromisso com a inclusão por meio do lançamento deste material fundamental para o avanço global e sustentável das oportunidades para pessoas com deficiência no futebol. Agradeço à FIFA por liderar esta iniciativa e por nos inspirar a trabalhar com ainda mais dedicação pela inclusão e diversidade”, afirmou o presidente da CBF.
“Desde o início da nossa gestão na Confederação Brasileira de Futebol, em 2022, assumimos a responsabilidade de construir um futebol mais justo, acessível e livre de qualquer forma de discriminação. A inclusão é um dos pilares da nossa política antidiscriminação. Trabalhamos continuamente para proporcionar oportunidades concretas às pessoas com deficiência, valorizar seu talento no esporte e integrar iniciativas em prol de um impacto ainda maior”, continuou Ednaldo.
Durante a gestão de Ednaldo, a entidade procura demonstrar sua solidariedade às pessoas com deficiência, reforçando um dos principais objetivos do presidente, que é a inclusão.
Desde 2022, a CBF apoia a Seleção Brasa, que é a equipe nacional de futsal de nanismo, ajudando a viabilizar sua participação em competições internacionais e promovendo recursos para viagens, seguros e uniformes, buscando integrar a equipe ao universo do futebol brasileiro, fortalecendo o reconhecimento do seu trabalho.
Além disso, a entidade apoiou a Seleção Brasileira de Futsal Down na conquista de três títulos mundiais, o mais recente este ano, na Turquia.
A parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil também faz parte do interesse da CBF em expandir a inclusão no futebol unificado. A Confederação apoia desde a Copa Brasil de Futebol Unificado até os Jogos Latino-Americanos, com ações que garantem os recursos e o reconhecimento necessários para que essas competições floresçam. (Agência CBF)