27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Fies: prazo da lista de espera encerra dia 31

De acordo com o MEC, a pré-seleção pode ser acompanhada pelo site do Fies

Candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e não conseguiram uma vaga ainda têm uma chance. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o período de convocação foi estendido até o dia 31 de março.

O acompanhamento pode ser feito por meio do sistema do Fies,  plataforma utilizada para notificar a convocação dos candidatos. As informações prestadas no sistema devem ser validadas, em até cinco dias, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino na qual o candidato fará o curso.

- Continua após a publicidade -

Segundo o MEC, “o candidato deve informar valor a ser financiado e dados bancários, do curso, do fiador e do seguro para pagamento de dívida em caso de morte”.

Após o cadastro concluído, o candidato recebe o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), e deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal no prazo de até 10 dias. A formalização do contrato de financiamento é feita nesse momento.

Pagamento

O estudante só começa a pagar o financiamento a partir do primeiro mês de conclusão do curso. Caso esteja trabalhando, o pagamento é descontado em folha de pagamento. Se não estiver, o valor pago é sempre o mínimo estipulado no ato da inscrição.

A estimativa é que a dívida seja quitada em um prazo de 14 anos. A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na modalidade Fies será de juros zero.

Fies e P-Fies

São duas modalidades do programa. A primeira é Fies a juros zero para quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Não há lista de espera para o P-Fies.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA