23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Fies: inscrições para financiamento em faculdades até 28/2

De acordo com o MEC, neste ano os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas em 2017

Nesta segunda-feira (19) começam as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrições será até o dia 28, às 23h59, e a previsão do governo federal é de que sejam atendidas 310 mil pessoas neste ano.

Serão duas modalidades do financiamento (Fies e P-Fies) que são estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, que contarão com juro real zero.

- Continua após a publicidade -

A segunda é destinada a alunos com cada membro da família com renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a terceira, a estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões. Nesses dois casos, os juros serão um pouco acima da inflação.

Pagamento

Os recursos do Fies são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que esses tenham avaliação positiva no MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato.

No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300. As condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.

Calendário

Após o encerramento das inscrições serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. Serão disponibilizados os nomes no dia 05 de março, enquanto a P-Fies tornará público os contemplados no dia 12 de março.

Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 06 a 08 de março para fazer a complementação da inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário ou outros aspectos da seleção, o candidato deve acessar o site oficial do programa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA