24.9 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Festival de Cinema de Santa Teresa nesta semana

O 4º Festival de Cinema de Santa Teresa começa nesta quinta-feira (26) e segue até sábado (28)

Por Munik Vieira

O evento tem como objetivo valorizar a arte, tradições locais e as manifestações populares.

- Continua após a publicidade -

Devido a pandemia do novo coronavírus, esta edição será on-line e a programação contará com sessões de cinema, palestras e show. O cineasta homenageado será Rodrigo Aragão, que fará uma apresentação no dia 27, e na sequência será exibido seu filme “Cemitério das Almas Perdidas”, na sessão de terror à meia-noite. Ao todo, são 573 filmes inscritos, vindos de 23 estados brasileiros.

A programação conta com live da filósofa Viviane Mosé, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, Ceci Alves sobre Cinema e Militância, lives com Jurema Tonini, Sérgio Mendes e um sarau de poesias com Luiza Lubiana, Lobo Pasolini, Célio Perini, Edite Angeli Meireles e Miriam Loureiro.

Ainda na programação, terá o lançamento do primeiro episódio da websérie “Catedrais Líquidas”, projeto que tem direção e roteiro de Luiza Lubiana e registra cachoeiras e museus tombados pelo patrimônio histórico, além das belezas do Circuito das Três Santas: Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina.

Ao longo dos três dias de festival, 36 curtas-metragens serão exibidos em 5 mostras competitivas.

Confira a programação

Festival de Cinema de Santa Teresa nesta semanaMOSTRA “A ESCOLA VAI AO CINEMA”: Censura livre, destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa. A SMED de Santa Teresa estará junto com o Fecsta, incentivando os alunos a participarem e votarem no melhor filme destas mostras.

MOSTRA “BEIJA- FLOR”: Obras com temáticas sociais e com censura acima de 12 anos.

MOSTRA “FRENÉTICA”: Filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência.

MOSTRA “ÍNDIOS: ESPLENDOR E RESISTÊNCIA”: Criada em 2019 e segue nesse ano de 2021, homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.

MOSTRA “VIRGÍNIA TAMANINI”: Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo por diretores capixabas.

Os troféus serão concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor filme capixaba que além do troféu leva um prêmio em dinheiro. Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular (todo o Brasil que estiver assistindo ao Festival irá votar no melhor filme), e duas Menções Honrosas.

Além das mostras competitivas, este ano o Festival apresentará duas outras mostras:

MOSTRINHA INFANTIL: Curadoria feita especialmente para os pequenos. Serão cinco animações muito especiais.

MOSTRA MEMÓRIA: Foram escolhidos três filmes inspirados no tema do festival, “Memória Revelada”, que marca a história da imigração européia em terras capixabas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -