21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Festival Dança em Trânsito percorre três cidades capixabas

Apresentação acontecem nesta quinta (27), em Baixo Guandu, e no domingo (30), em Vila Velha e Vitória

Por Mariah Friedrich

O 22º festival internacional de dança contemporânea Dança em Trânsito reúne 31 companhias e artistas do Brasil e diversas partes do mundo para percorrer desde grandes cidades até o interior do país com espetáculos e atividades para democratizar o acesso à essa expressão artística. A programação chega ao Espírito Santo a partir da próxima semana em Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha.

- Continua após a publicidade -

A primeira ação do festival itinerante no Estado será em Baixo Guandu, na Região Noroeste do Espírito Santo, na quinta-feira (27), com apresentações gratuitas das companhias de Dança T.F. (São Paulo), Tápias (Rio de Janeiro) e Clémentine & Lisard (Barcelona, Espanha), a partir de 19h na Praça São Pedro, Centro da Cidade.

Na sexta-feira (28), Vitória receberá um workshop de dança contemporânea com o artista Márcio Jahú, das 19h às 21h, na Sala Práticas Corporais 2, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras.

As apresentações continuam no domingo em dois locais da região metropolitana. Pela manhã o Dança em Trânsito chega à Casa do Governador, em Vila Velha com performances a partir de 10h. Os ingressos são gratuitos, retirados via Sympla. Vitória recebe o festival a partir das 18h, no Sesc Glória, localizado no Centro da cidade. Os ingressos estão à venda por R$ 10,00 (meia), no site Lets.events.

Criado em 2002, o Dança em Trânsito tem por objetivo promover o intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior e percorrer teatros e espaços públicos do interior e grandes centros do Brasil para estimular o interesse e a valorização da dança.

Ao longo da itinerância, 31 companhias e artistas do Brasil, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, República Tcheca e Ucrânia percorrem 10 capitais brasileiras e 23 outras cidades com espetáculos e ações para a difusão e democratização da dança, como rodas de conversa, oficinas, residências artísticas e outras atividades.

Desde a sua criação, em 2002, o Dança em Trânsito já realizou mais de 1.272 apresentações, que envolveram cerca de 114 companhias de 21 países, em mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas.

O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Participam desta edição companhias e artistas como Clémentine & Lisard, da Espanha; TF Cia de Dança, de São Paulo; Grupo Tápias e Márcio Jahú, do Rio de Janeiro, entre outras.

Confira trailer do espetáculo Scotoma, apresentado pela companhia espanhola de dança Clémentine & Lisard:

Serviço

Festival Dança em Trânsito
Apresentações:
Quinta-feira (27), 19h
Praça São Pedro – Av. Carlos Medeiros, 1-91, Baixo Guandu
Entrada gratuita
Domingo (30), 10h
Casa do Governador – R. Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
Ingressos gratuitos, retirados via Sympla
Domingo (30), 18h
Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
R$ 10,00 (meia), à venda no site Lets.events
Workshop de dança contemporânea com o artista Márcio Jahú
Sexta-feira (28), 19h às 21h
Sala Práticas Corporais 2, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Gratuito

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -