Evento chega à 38ª edição com mudanças no Sinapro, nova plataforma de inscrições, programação no Triângulo e destaque para profissionais, agências, fornecedores e estudantes
Por Jessica Coutinho
A 38ª edição do Festival Colibri já tem data para acontecer: nos dias 15 e 16 de julho, o maior evento da publicidade capixaba retorna com novidades, novo formato e o espírito criativo de sempre. O lançamento oficial foi realizado no Brizz, na Enseada do Suá, reunindo profissionais da comunicação, representantes de agências, fornecedores e estudantes em uma noite marcada por conexões e anúncio de transformações significativas no setor.
Promovido pelo Sebrae-ES e realizado pelo Sinapro/ES, o evento retoma suas origens de 2011 e ocupará novamente as ruas do Triângulo, em Vitória. No dia 15, o Summit será realizado no Clube A, com programação diurna voltada para palestras, feira criativa e conteúdos diversos. À noite, o agito continua com uma jam session e happy hour em bares da região. Já a aguardada cerimônia de premiação será no dia 16, no Embrazado.
Durante o lançamento, o presidente do Sinapro/ES, Alexandre Pedroni, anunciou a evolução da entidade, que passa a se chamar Sistema Nacional da Propaganda do Espírito Santo. A mudança, segundo ele, marca um novo momento de representatividade e fortalecimento do ecossistema da comunicação. “Somos mais do que um sindicato, somos um elo. Agora, atuamos no presente e planejamos o futuro reunindo agências, veículos, produtoras, anunciantes, profissionais e estudantes”, destacou.
Ao lado de Pedroni, também participaram da apresentação a vice-presidente Raquel Rampon, os diretores Fernando Lisboa, João Paulo Debane, Lygia Beloti, Fred Pesin e Júlio Cesar dos Reis, além da executiva do Sinapro/ES, Fani Rocha, homenageada pelo trabalho à frente da entidade.
O evento contou ainda com a palestra “Inovação no Mercado de Mídias”, ministrada por Felipe Manno, gerente de mídia do Nubank. Com 18 anos de experiência no setor, o publicitário compartilhou cases de sucesso e relembrou sua passagem pelo mercado capixaba.
Inscrições abertas e nova plataforma
Com novo portal no ar, o Festival Colibri oferece uma experiência mais prática, transparente e ágil para o envio e acompanhamento das peças inscritas. O sistema permite filtrar por status, agência e categoria, acompanhando o fluxo completo de cada inscrição.
A comissão criativa, formada por formada por Thauana Moreira, Caetano Monteiro, Zuliane,Pessin, Ricardo Montenegro, Luis Tauffer, Louis Debbané, Leandro Ladeira, Renan Lessa, (das agências Ampla, Chuva, Target, Tipz, Prosper, MP, Fire e Conteúdo), será responsável pela revisão do regulamento, validação das inscrições, escolha do júri, atualização da dinâmica de votação.
Até o momento, 365 peças já foram inscritas. No total, serão premiadas 20 categorias, entre elas Spot Institucional, Filme Digital, Ação Creator, Identidade Visual, Design de Produto, entre outras. Ao todo, 16 agências participam desta edição: MP, Ampla, Prosper, Fire, Conteúdo, Chuva, Tipz, Danza, Target, Transform, Único, Ebrand, Prisma, Resultate, Artcom e C3.
Reconhecimento para profissionais, fornecedores e estudantes
A premiação vai além das agências. De 24 de abril a 8 de maio, profissionais das áreas de criação, planejamento, produção, mídia, atendimento, conteúdo e performance poderão se inscrever em suas respectivas categorias.
Fornecedores também terão espaço, com inscrições de 5 a 19 de maio para empresas de vídeo, áudio, live marketing, fotografia, comunicação visual, brindes, gráficas e serviços especializados.
Já os estudantes e professores orientadores dos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social e Design poderão participar do Colibri Estudantes, com inscrições abertas de 5 a 30 de maio.
O troféu de “Anunciante do Ano” irá reconhecer as empresas que mais investem e acreditam no mercado publicitário do Espírito Santo.
A identidade visual da edição 2025 foi criada pela agência Conteúdo Gestão de Ideias, de Cachoeiro de Itapemirim. Como símbolo do festival, o colibri representa a liberdade de movimentos e a criatividade sem limites — “que sobe, desce, avança e, quando necessário, recua para ganhar mais impulso”.
Durante o lançamento, os convidados ainda concorreram a um voucher com duas diárias no Eco Lodge Natureza.
Serviço
38ª edição do Festival Colibri
Data: 15 e 16 de julho
Locais:
* Summit no Clube A – café com palestras e feira criativa durante o dia
* Happy hour e ativações: Seu Joaquim, Pirão, Bilac e Din Don Don
* Premiação: Embrazado, com coquetel
Mais informações: www.festivalcolibri.com.br