26.6 C
Vitória
quarta-feira, 15 DE janeiro DE 2025

FestCria reúne cultura, tecnologia e arte no Centro de Vitória; confira a programação

Quarta edição da Festa da Criatividade acontece de 02 a 07 de dezembro, com o tema “Hackear a Cidade”, e contará com uma programação gratuita, incluindo lançamentos, palestras, oficinas e debates

Por Fabio Gabriel

Em sua quarta edição, a Festa da Criatividade (FestCria) vai movimentar o Centro de Vitória entre os dias 02 e 07 de dezembro, com uma programação gratuita baseada na interface entre cultura, tecnologia e arte. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento tem como objetivo promover a troca de experiências e debates no setor cultural a partir do tema “Hackear a Cidade”, reunindo lançamentos, palestras, oficinas, debates e atividades colaborativas. 

A programação terá início na próxima segunda-feira (02), às 14h, no auditório do Hub ES+, localizado na Praça Costa Pereira, e contará com o lançamento da publicação “Produto Interno Bruto (PIB) da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas: o caso do Espírito Santo”. O evento contará com a presença da gerente do Observatório da Fundação Itaú, Carla Christine Chiamareli; do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; e do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Eles vão analisar os indicadores da cultura como vetor econômico do Espírito Santo.

“O FestCria, que se consolida em sua quarta edição, apresenta dados e analisa indicadores que colaboram para o desenvolvimento de políticas públicas do Governo do Estado, destacando a cultura e a economia criativa como atores importantes no desenvolvimento do Estado. O festival também possibilita o networking dos participantes, por meio de atividades colaborativas, oficinas e palestras”, disse o secretário Fabrício Noronha.

- Publicidade -

No mesmo local, das 17h30 às 19h30, acontece o lançamento dos Editais do Funcultura e da Política Nacional Aldir Blanc. Ao longo da semana, as atividades ocuparão os espaços do Hub ES+, Casa Caipora, Trapiche Gamão, A Selva, Centro Cultural Sesc Glória, Casa da Stael, Casa Flor, Espaço Thelema, o bar Gruta da Onça e a Casa TAC.

FestCria reúne cultura, tecnologia e arte no Centro de Vitória; confira a programação
Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha

HQs, carnaval e brasilidades

Entre os destaques da programação estão o bate-papo “TV Quase:  da revista de quadrinhos aos programas de sucesso”, terça-feira (03), das 18h às 20h, no Hub ES+. O encontro terá a participação de Raul Chequer, Juliano Enrico e Federico Nicolai, os capixabas criadores de “Irmão do Jorel” e “Acorda, Carlo”, animação indicada ao Emmy Internacional 2024.

Na quarta-feira (04), das 18h às 20h, também no Hub ES+, haverá um debate que traça um paralelo entre os carnavais de rua de Belo Horizonte, Recife e Vitória, com mediação do sambista e historiador Marcus Vinicius e tendo como convidados a vice-presidenta da Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro), Luci de Nana; o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Guilherme Varella; e a arquiteta e urbanista Camila Benezath, batuqueira de blocos de carnaval de rua de Vitória.

A gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, destaca também a conversa especial com o escritor, professor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas, que abordará temas como brasilidades e o carnaval de rua, na quinta-feira (05), das 18h às 22h, no bar Gruta da Onça. “Complementando as atividades, mesas e oficinas vão explorar a conexão entre saberes ancestrais, novas tecnologias e práticas contemporâneas, reforçando a proposta de inovação e valorização cultural do evento”, completa.

“Favela é Giro”

No campo da arte contemporânea periférica, o público poderá conferir a exposição itinerante “Favela é Giro”, em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), aberta à visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Produzida pelo Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, a mostra traz 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios.

A Festa da Criatividade (FestCria) é realizada pela Secult em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com apoio da TVE, HUB ES+ e SDesign, e com produção da Puri Produções. O evento faz parte do Projeto Hub ES+, vinculado ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Economia Criativa no Espírito Santo (ES+CRIATIVO) coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria/Secult), e conta com recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição no link https://forms.gle/yc3dvnc9NyyiBpAv6

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTCRIA 

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by ES+CRIATIVO (@esmaiscriativo)

 

LEIA MAIS
liniker_tendalab_2025 Liniker é a primeira atração confirmada do TendaLab 2025 - A cantora se apresenta no Espírito Santo nos dias 25 e 26 de julho, trazendo os sucessos do álbum “CAJU”. A entrada é gratuita
Gusttavo Lima vai participar da gravação do DVD de Joelma em Vitória Gusttavo Lima vai participar da gravação do DVD de Joelma em Vitória - Além do Imperadora cantora peruana Rossy War está entre os nomes confirmados para a gravação especial do novo DVD da cantora Joelma na Praça do…

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -