21.9 C
Vitória
quinta-feira, 24 DE abril DE 2025

Festas resgatam sonoridade dos anos 1990 e 2000 na Grande Vitória

Eventos como a Resenha Black Bom, marcada para o próximo sábado (20), prometem conectar geração para viver momentos de nostalgia

Por Mariah Friedrich

Festas que enaltecem a música das décadas passadas têm conquistado espaço na cena noturna da Grande Vitória, reunindo um público diversificado e ávido por nostalgia. Eventos como o Resenha Black Bom, que chega a Vitória no próximo sábado (20), no Embrazado, Praia do Canto, conectam gerações para resgatar sons e energias que marcaram época.

Diretamente da Pequena África, no Rio de Janeiro, o baile desembarca pela primeira vez na capital capixaba com a proposta de conectar passado, presente e futuro e reafirmar a importância da Black Music.

Com aulão de dança charme para iniciantes e intervenções de grupos de dança e Charmeiros do Rio de Janeiro que remontam os bailes black das antigas, a festa começa às 20h e tem ingressos a partir de R$ 40 (meia), no Zigtickets.

Na parte musical, DJ Flash, residente do baile, apresenta uma seleção que promete o melhor da Black Music de todos os tempos (anos 1970, 1980, 1990, 2000 e atualidades). A festa faz parte de um movimento cultural de valorização da música afro-americana e afro-brasileira, idealizado por Sami Brasil e Anthônio Consciência, rappers e produtores culturais.

Sami Brasil destaca que uma das grandes características do evento é promover um encontro de gerações. É um evento que agrada todas as idades.

“Nosso DJ é filho do Beto Flashback, um DJ das antigas do Rio. O repertório é voltado para esse resgate do passado, mas também traz um olhar para o futuro, porque a gente entende que estão conectados, então nosso movimento é de continuidade da Black Music e homenagem a esses clássicos e nomes que às vezes se perdem na história”, explica a idealizadora da Resenha Black Bom.

Festas resgatam sonoridade dos anos 1990 e 2000 na Grande Vitória
Double You animou o público da Remenber Blow Up – Foto: Cloves Louzada/ Divulgação

Outra celebração que teve grande repercussão da noite capixaba foi a Festa Remember Blow Up, que reverenciou o famoso clube Blow Up, sensação dos anos 1980 e 1990 em Vitória.

A festa aconteceu em maio no Na Vista, Enseada do Suá, e contou com show do grupo italiano de eurodance Double You e outras atrações que fizeram história na Blow Up, além de uma decoração especial para transportar o público para o clima de nostalgia.

O idealizador do evento, Cláudio Mendes, ressaltou a influência cultural e musical das décadas de Blow Up. “Foi a boate mais longeva e famosa que o Espírito Santo já teve e plantou uma semente tão forte lá atrás que durou mais de 30 anos”, compartilha o produtor.

Festas temáticas que enaltecem sonoridades do século passado e do início dos anos 2000 também têm sido sucesso de público no Oasis Beach Club em Jardim Camburi. O idealizador do evento Oasis Rock Day, Thiago Bossois, é radialista nascido no final dos anos 1970 e declarou ser um grande fã da década e de sua importância na cultura pop até hoje. “Buscamos valorizar a cena do rock dos anos 80 e tem um público carente e saudosista do Pop Rock Nacional e Internacional desse período”, afirma.

A quinta edição do Oasis Rock Day já tem data marcada, sexta-feira (26), 20h, no Oásis Beach Club, em Jardim Camburi, e tem como tema o programa de rádio Amnésia, da Rocket 97.7 fm, dedicado às músicas dos anos 1970 a 1990. Com show da banda Back To The Past, a festa terá ingressos à venda na portaria da casa, na noite do evento.

Festas resgatam sonoridade dos anos 1990 e 2000 na Grande Vitória
Cilene Muniz Braga, coordenadora pedagógica da UVV, elogia música e ambiente festivo das festas retrô – Foto: Acervo pessoal

Frequentadora assídua de festas temáticas retrô, a coordenadora pedagógica da UVV Cilene Muniz Braga, destaca a experiência de se reconectar com a música e cultura do passado em um ambiente que remete a um tempo de liberdade e diversão. “Você canta e dança da hora que chega até a hora que vai embora. É uma viagem no tempo que traz à tona memórias positivas e nostálgicas”, diz Cilene.

A atmosfera visual das festas também desempenha um papel significativo, com decoração especial e adereços que transportam os participantes para o passado. “Eu adoto a bandana para tudo, sempre que saio. É um símbolo da rebeldia e da liberdade dos anos 1980 e 1990. Essas festas nos fazem reviver essa energia e nos conectar com nossa própria história”, conclui a coordenadora pedagógica da UVV, Cilene Muniz Braga.

Mais uma festa temática que agitou o Oasis Beach Club foi a edição anos 2000 da festa Stoked, que contou com a presença da banda Dibob, sucesso na primeira década do novo milênio.
“Os anos 2000 estão muito em alta e o nosso público engloba muitas faixas etárias,então reuniu tanto as pessoas mais novas que gostam dessas coisas, mas que não viveram, quanto as pessoas mais velhas que gostavam e que querem relembrar. Foi uma das edições que a gente mais vendeu ingresso antecipado e teve um dos melhores retornos de satisfação do público”, afirma a idealizadora da Stoked, Natália Meireles.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba