Festa do imigrante italiano em Aracruz

Mais de três mil pessoas são esperadas este fim de semana na 1ª Festa do Imigrante Italiano de Aracruz “Italia Unita”. O evento acontecerá em frente à Praça São Cristóvão, na avenida Gabriel Pandolfi, e vai oferecer aos visitantes apresentações de danças, exposição de artesanato, serviço de pratos típicos da culinária da Itália e de aprendizado na língua italiana através do Yázigi.

A festa começa no sábado (09), às 15 horas, com a abertura das cantinas. Logo mais às 16 horas, tem uma das atrações mais esperadas, a Minicarretela com desfile cultural com a presença da Rainha e da Princesa italianas, carros alegóricos retratando aspectos da cultura italiana, cantores e tocadores de Concertina, de músicas italianas, apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná) e do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão), além da distribuição de vinho e de comidas típicas durante todo o trajeto. A Minicarretela sairá do posto de gasolina em direção à Associação de Moradores de Guaraná.

A abertura oficial será às 19 horas com representantes de entidades ítalo-brasileiras. Durante todo o sábado, os visitantes poderão prestigiar show da Banda Guilherme Batista (Barra do Triunfo) e da banda Brasitália (Santa Tereza), apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná) e do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão). Também será montado um mini museu para reproduzir uma residência italiana com peças das famílias tradicionais da região.

O presidente do Centro Di Cultura Italiana de Aracruz “Italia Unita”, João Batista destaca a relevância do encontro. “A festa vem resgatar a cultura italiana e a importância de preservar os costumes e tradições. É um momento também de confraternização e de reviver a história da imigração italiana na região”.

No domingo, às 9 horas, acontece a missa em italiano celebrada pelo bispo Dom Décio Zandonadi, com a participação do Coro Amici D’Itália, de Colatina. Depois tem almoço italiano, apresentação de grupos de danças e coral italianos, Concertina e show de encerramento às 20 horas, com Toni Boni (Venda Nova do Imigrante). A festa é uma realização do Centro Di Cultura Italiana de Aracruz “Italia Unita”, com apoio da Associação de Moradores de Guaraná e da Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, da Prefeitura de Aracruz. (Fonte: Prefeitura de Aracruz)

Confira a programação completa

Sábado (09/07)
15h – Abertura da festa e das cantinas
16h – Minicarretela (desfile da Rainha e da Princesa italianas)
18h – Show com a Banda Guilherme Batista (Barra do Triunfo)
19h – Abertura oficial com representantes de entidades ítalo-brasileiras
19h30 – Apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná)
20h30 – Apresentação do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão)
21h30 – Show com a banda Brasitália (Santa Tereza)

Domingo (10/07)
9h – Missa em italiano celebrada pelo bispo Dom Décio Zandonadi
11h – Saudação aos descendentes italianos, com a Banda Marcial Hermentina Leal (Vila do Riacho)
12h – Almoço italiano (apresentações de corais italianos)
14h – Apresentação de grupos de danças italianas
17h – Show com Toni Boni (Venda Nova do Imigrante)
20h – Encerramento dos festejos

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome