22 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Festa do imigrante italiano em Aracruz

Leia Também

Metade de calorias consumidas por brasileiros vem de alimentos frescos

Segundo o levantamento, dentre os alimentos in natura e minimamente processados, o arroz correspondeu a 15,6% das calorias totais, seguido do leite, com 5%.

Pandemia: 5 dicas para quem quer entrar no mercado

Em meio aos diversos grupos impactados pela pandemia do coronavírus no país, plataformas online, redes sociais e grupos são opções para o período.

Produtores de alimentos orgânicos entregam encomendas em casa

Os consumidores podem encomendar os alimentos com os produtores ou com os empreendimentos agrícolas. A entrega deve ser combinada com o fornecedor.

Covid-19 no Brasil: 432 mortes e mais de 10 mil casos confirmados

Balanço do Ministério da Saúde divulgado neste sábado (4) aponta para 73 novos óbitos no país em razão da covid-19 O balanço dos casos de...

Mais de três mil pessoas são esperadas este fim de semana na 1ª Festa do Imigrante Italiano de Aracruz “Italia Unita”. O evento acontecerá em frente à Praça São Cristóvão, na avenida Gabriel Pandolfi, e vai oferecer aos visitantes apresentações de danças, exposição de artesanato, serviço de pratos típicos da culinária da Itália e de aprendizado na língua italiana através do Yázigi.

A festa começa no sábado (09), às 15 horas, com a abertura das cantinas. Logo mais às 16 horas, tem uma das atrações mais esperadas, a Minicarretela com desfile cultural com a presença da Rainha e da Princesa italianas, carros alegóricos retratando aspectos da cultura italiana, cantores e tocadores de Concertina, de músicas italianas, apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná) e do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão), além da distribuição de vinho e de comidas típicas durante todo o trajeto. A Minicarretela sairá do posto de gasolina em direção à Associação de Moradores de Guaraná.

A abertura oficial será às 19 horas com representantes de entidades ítalo-brasileiras. Durante todo o sábado, os visitantes poderão prestigiar show da Banda Guilherme Batista (Barra do Triunfo) e da banda Brasitália (Santa Tereza), apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná) e do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão). Também será montado um mini museu para reproduzir uma residência italiana com peças das famílias tradicionais da região.

O presidente do Centro Di Cultura Italiana de Aracruz “Italia Unita”, João Batista destaca a relevância do encontro. “A festa vem resgatar a cultura italiana e a importância de preservar os costumes e tradições. É um momento também de confraternização e de reviver a história da imigração italiana na região”.

No domingo, às 9 horas, acontece a missa em italiano celebrada pelo bispo Dom Décio Zandonadi, com a participação do Coro Amici D’Itália, de Colatina. Depois tem almoço italiano, apresentação de grupos de danças e coral italianos, Concertina e show de encerramento às 20 horas, com Toni Boni (Venda Nova do Imigrante). A festa é uma realização do Centro Di Cultura Italiana de Aracruz “Italia Unita”, com apoio da Associação de Moradores de Guaraná e da Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, da Prefeitura de Aracruz. (Fonte: Prefeitura de Aracruz)

Confira a programação completa

Sábado (09/07)
15h – Abertura da festa e das cantinas
16h – Minicarretela (desfile da Rainha e da Princesa italianas)
18h – Show com a Banda Guilherme Batista (Barra do Triunfo)
19h – Abertura oficial com representantes de entidades ítalo-brasileiras
19h30 – Apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná)
20h30 – Apresentação do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão)
21h30 – Show com a banda Brasitália (Santa Tereza)

Domingo (10/07)
9h – Missa em italiano celebrada pelo bispo Dom Décio Zandonadi
11h – Saudação aos descendentes italianos, com a Banda Marcial Hermentina Leal (Vila do Riacho)
12h – Almoço italiano (apresentações de corais italianos)
14h – Apresentação de grupos de danças italianas
17h – Show com Toni Boni (Venda Nova do Imigrante)
20h – Encerramento dos festejos

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.
Continua após publicidade