27.7 C
Vitória
sexta-feira, 6 DE dezembro DE 2024

Festa do imigrante italiano em Aracruz

Festa do imigrante italiano em AracruzMais de três mil pessoas são esperadas este fim de semana na 1ª Festa do Imigrante Italiano de Aracruz “Italia Unita”. O evento acontecerá em frente à Praça São Cristóvão, na avenida Gabriel Pandolfi, e vai oferecer aos visitantes apresentações de danças, exposição de artesanato, serviço de pratos típicos da culinária da Itália e de aprendizado na língua italiana através do Yázigi.

A festa começa no sábado (09), às 15 horas, com a abertura das cantinas. Logo mais às 16 horas, tem uma das atrações mais esperadas, a Minicarretela com desfile cultural com a presença da Rainha e da Princesa italianas, carros alegóricos retratando aspectos da cultura italiana, cantores e tocadores de Concertina, de músicas italianas, apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná) e do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão), além da distribuição de vinho e de comidas típicas durante todo o trajeto. A Minicarretela sairá do posto de gasolina em direção à Associação de Moradores de Guaraná.

A abertura oficial será às 19 horas com representantes de entidades ítalo-brasileiras. Durante todo o sábado, os visitantes poderão prestigiar show da Banda Guilherme Batista (Barra do Triunfo) e da banda Brasitália (Santa Tereza), apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná) e do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão). Também será montado um mini museu para reproduzir uma residência italiana com peças das famílias tradicionais da região.

O presidente do Centro Di Cultura Italiana de Aracruz “Italia Unita”, João Batista destaca a relevância do encontro. “A festa vem resgatar a cultura italiana e a importância de preservar os costumes e tradições. É um momento também de confraternização e de reviver a história da imigração italiana na região”.

- Publicidade -

No domingo, às 9 horas, acontece a missa em italiano celebrada pelo bispo Dom Décio Zandonadi, com a participação do Coro Amici D’Itália, de Colatina. Depois tem almoço italiano, apresentação de grupos de danças e coral italianos, Concertina e show de encerramento às 20 horas, com Toni Boni (Venda Nova do Imigrante). A festa é uma realização do Centro Di Cultura Italiana de Aracruz “Italia Unita”, com apoio da Associação de Moradores de Guaraná e da Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, da Prefeitura de Aracruz. (Fonte: Prefeitura de Aracruz)

Confira a programação completa

Sábado (09/07)
15h – Abertura da festa e das cantinas
16h – Minicarretela (desfile da Rainha e da Princesa italianas)
18h – Show com a Banda Guilherme Batista (Barra do Triunfo)
19h – Abertura oficial com representantes de entidades ítalo-brasileiras
19h30 – Apresentação do Gruppo Di Ballo “Nova Trento” (Guaraná)
20h30 – Apresentação do Grupo de Danças “Piccolo Pavone” (Vila Pavão)
21h30 – Show com a banda Brasitália (Santa Tereza)

Domingo (10/07)
9h – Missa em italiano celebrada pelo bispo Dom Décio Zandonadi
11h – Saudação aos descendentes italianos, com a Banda Marcial Hermentina Leal (Vila do Riacho)
12h – Almoço italiano (apresentações de corais italianos)
14h – Apresentação de grupos de danças italianas
17h – Show com Toni Boni (Venda Nova do Imigrante)
20h – Encerramento dos festejos

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA