25.5 C
Vitória
quarta-feira, 17 DE julho DE 2024

Festa de São Pedro: Veja programação de shows e procissões

Evento tradicional em homenagem ao padroeiro terá shows de Bonde do Forró, Munhoz e Mariano, Dudu Nobre e mais, entre sexta (28) e domingo (30) 

Por Mariah Friedrich

A tradicional Festa de São Pedro, em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores movimenta a Praça do Papa, na Enseada do Suá, em três dias de shows com atrações nacionais, além da aguardada procissão marítima, que marca um dos eventos mais tradicionais e antigos do Estado. O evento acontece entre sexta (28) e domingo (30), com entrada gratuita.

- Continua após a publicidade -

A organização divulgou a programação completa da celebração, que terá apresentações Casaca e Juliana & Bonde do Forró na sexta-feira (28), Léo Lima e Dudu Nobre no sábado (29) e encerra com Padre Anderson e Munhoz e Mariano no domingo (30).

Procissões e homenagens

Um dos momentos mais especiais dos festejos ocorre no último dia, domingo (30) na baía de Vitória com a procissão marítima que sai no píer da Praia do Suá, às 10h, e segue até o Porto de Vitória, retornando à Praça do Papa, onde aproximadamente 150 embarcações que irão participar do cortejo recebem a benção do anzol, ainda no mar da baía. 

“Os pescadores mais antigos em atividade pegam o anzol que recebe a benção do padre e atira ao mar, pedindo mais peixes para o ano todo”, explica o presidente da Colônia de Pescadores da capital, Álvaro Martins da Silva. A frente da organização da festa há mais de 40 anos, ele destaca que o momento será de  fé e emoção.

O cortejo será acompanhado por músicas e fogos de artifício, que serão lançados de  quatro pontos ao longo do trajeto, sendo um na Praia do Suá, dois na Beira-Mar e o último na Praça do Papa, podendo ser observado ao longo da avenida Beira-Mar. As embarcações são decoradas de forma criativa e concorrem a prêmios em dinheiro. 

As homenagens ao padroeiro dos pescadores começam às 8h, com a celebração de uma missa na Paróquia São Pedro, na Praia do Suá. Na sequência, às 9h, os devotos seguem em procissão terrestre até os barcos no píer do bairro e se preparam para o grande momento. Apresentações de dança de quadrilha e casamento caipira também integram o cronograma de atividades.

Confira programação completa:

Sexta (28)
18h30: Abertura da 96ª Festa de São Pedro
19h: Casaca
21h: Juliana & Bonde do Forró

Sábado (29)
19h: Léo Lima
21h: Dudu Nobre

Domingo (30)
8h: Missa na Paróquia
9h: Procissão terrestre, saindo da paróquia de São Pedro em direção à Marinha
10h: Saída da Procissão Marítima
17h: Show de Padre Anderson
20h: Munhoz e Mariano

Serviço

96ª Festa de São Pedro
28 a 30 de junho (sexta à domingo)
Praça do Papa – Av. Nossa Sra. dos Navegantes – Praia do Suá, Vitória
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -