Radar de Oportunidades encontra os melhores bairros e locais para abrir negócios, com informações sobre concorrentes, renda local e número de moradores
Por Kikina Sessa
Ferramenta gratuita desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Radar Sebrae de Oportunidades está transformando o mercado com análises de negócio detalhadas que ajudam a quem deseja empreender ou, para quem já tem um empreendimento, a tomar decisões assertivas, com base em estudos de mercado. Basta acessar o site e dar algumas informações sobre o negócio, mesmo que o projeto ainda não tenha saído do papel.
O Radar identifica negócios que estão em alta, permitindo que o empreendedor descubra os segmentos mais promissores na região. A ferramenta ainda encontra os melhores bairros e locais para abrir negócios, com informações sobre concorrentes, renda local e densidade populacional.
Por meio de análises detalhadas, o Radar oferece insights sobre o perfil do público-alvo para decisões personalizadas, seja para abrir uma loja premium ou mais acessível. Além disso, o sistema emite relatórios prontos com dados de 19 segmentos, incluindo hotelaria e turismo, com informações práticas para iniciar ou expandir empreendimentos.


Desde seu lançamento, em julho de 2022, o Radar Sebrae beneficiou mais de 100 mil empreendedores no Espírito Santo. “O Radar foi pensado para atender todos os empreendedores do Estado, ajudando-os a tomar decisões embasadas em dados confiáveis. É uma solução gratuita e acessível, que continua crescendo porque entrega resultados concretos para quem busca investir com segurança”, explica Antonio Patricio Neto, analista do Sebrae/ES.
Como funciona
Imagine que você deseja abrir uma loja de roupas infantis. Com o Radar, é possível descobrir qual bairro tem o maior potencial de vendas nesse segmento. “No Radar Sebrae conseguimos trazer uma análise baseada em dados oficiais, considerando quantas e quais seriam as empresas concorrentes, quantas pessoas moram ou trabalham nesse bairro com potencial de vendas e qual a renda dessas pessoas. Tudo isso ajuda o empresário a decidir se essa loja vai ser mais premium ou mais popular, por exemplo”, acrescenta Antonio. Com informações do Sebrae/ES