22.7 C
Vitória
terça-feira, 15 DE outubro DE 2024

Nova ferramenta permitirá ao ES detectar queimadas e incêndios em tempo real

Anteriormente, o monitoramento era realizado mensalmente pelo Idaf

Por Redação

Em resposta ao aumento dos casos de incêndios e queimadas no Espírito Santo, o governo estadual anunciou a contratação de um novo sistema de monitoramento em tempo real, chamado de Brasil Mais, para identificar áreas que estão sendo degradadas ou afetadas por queimadas. A nova ferramenta, adquirida ao custo de R$ 4,2 milhões para uso nos próximos três anos, estará operacional em até dez dias. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa na qual o governador Renato Casagrande e sua equipe técnica declararam ‘Estado de Atenção’ devido à escassez de chuvas no estado.

- Continua após a publicidade -

O sistema permitirá o monitoramento diário de toda a vegetação capixaba, emitindo alertas imediatos sobre desmatamento ilegal e focos de incêndio. A ferramenta possibilitará a rápida mobilização de equipes de combate a incêndios, evitando a propagação das chamas e minimizando danos ambientais.

Nova ferramenta permitirá ao ES detectar queimadas e incêndios em tempo real
Governador Renato Casagrande, durante coletiva de imprensa realizada na sede do Idaf. Foto: Secom ES

“Contratamos esse sistema para reforçar o monitoramento do desmatamento ilegal e, especialmente, para combater os focos de incêndio. Antes, cobria apenas 15% do território capixaba; agora, com a nova aquisição, alcançaremos 100% do estado, em tempo real. Esse avanço é crucial, já que mais de cinco mil hectares já foram queimados, e estamos em um cenário de estiagem grave, com 71 municípios em situação crítica”, destacou o governador Casagrande.

Anteriormente, o monitoramento era realizado mensalmente, com a identificação de áreas desmatadas, focos de incêndio, e outros dados, mas muitas vezes ocorria tarde demais. O novo sistema visa corrigir essa falha ao garantir um controle mais ágil e eficaz.

LEIA MAIS
Mais de 50% das áreas protegidas do ES já sofreram com incêndios em 2024 Mais de 50% das áreas protegidas do ES já sofreram com incêndios em 2024 - Cidades como Sooretama, Conceição da Barra e Montanha lideram hectares destruídos
Incêndios em 139 dias no ES consomem área de 526 campos de futebol Incêndios em 139 dias no ES consomem área de 526 campos de futebol - Entre 1º de maio e 16 de setembro de 2024, foram registradas 388 queimadas em áreas superiores a 1 hectare, sem contar os focos menores

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Felipe Rigoni, “A implementação dessa tecnologia é um passo significativo para ampliar o controle ambiental e garantir uma resposta rápida e eficaz na preservação das florestas e no combate aos incêndios que têm ocorrido no Estado.”

O sistema será operado na Central de Monitoramento de Florestas do Idaf, localizada na sede do Instituto. O espaço contará com cinco estações de trabalho de última geração para processar imagens, além de um videowall composto por seis monitores de 55 polegadas para análise detalhada dos dados e imagens.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA