20.3 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Feira Literária Capixaba acontece neste mês em Vitória

Leia Também

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

O evento, que acontecerá de 22 a 26 de maio, na Ufes, trará nomes conhecidos como Conceição Evaristo, Marco Lucchesi e José Arrabal

A 6ª edição da Feira Literária Capixaba (Flic-ES), evento tradicional no Espírito Santo, acontecerá entre os dias 22 e 26 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

A Flic-ES neste ano será um grande ponto de encontro da cultura capixaba, colocando em evidência a produção artística do estado e reunindo escritores, músicos, dançarinos, folcloristas, artistas, escolas e comunidade.

Espaços temáticos com conteúdos infantis e jovens, oficinas, palestras, apresentações culturais envolvendo mais de 300 artistas, mesas redondas e workshops sobre arte e literatura vão incentivar a participação do público e movimentar a feira. Na ocasião serão lançados mais de 80 livros de autores capixabas.

Atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, ministrará a palestra de abertura. – Foto: Divulgação

Convidados especiais, tanto do Espírito Santo, quanto de outros estados serão recebidos no evento. Um dos nomes importantes é Marco Lucchesi, atual presidente da Academia Brasileira de Letras. Ele ministrará a palestra “Democracia é diálogo”. Outro nome ilustre é o da escritora, ficcionista e ensaísta, vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, com o livro Olhos D’água, Conceição Evaristo.

O professor universitário, jornalista, escritor, autor de contos, novelas, romances e ensaios, José Arrabal, que é natural de Mimoso do Sul também é presença confirmada no evento.  Bandas de congo, grupos folclóricos capixabas, como Boi Pintadinho, Ticumbi, Cia de Dança da Fafi e outros, também abrilhantarão o evento.

Confira a programação completa no anexo ou no site https://www.afesl.com.br/flices2019

Homenagem

Na edição deste ano, Judith Leão Castello Ribeiro será a homenageada. Mulher à frente do seu tempo, Judith nasceu no município de Serra e tornou-se professora muito jovem, marcando presença na educação e na política capixaba, como educadora, ensaísta, escritora e primeira mulher eleita deputada federal no Espírito Santo, com vários mandatos focados nas áreas de educação, cultura e bem-estar social.

Ao descobrir que as mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas das artes e letras e fundaram a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, na qual se tornou a primeira presidente. Entre outras ações dessa mulher pioneira está a criação da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória.

6ª edição da Feira Literária Capixaba
Data: 22 a 26 de maio de 2019
Horário: 9h as 20 horas
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), estacionamento CCE.
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, nº 514 – Goiabeiras, Vitória/ES
Entrada gratuita

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade