Feira Literária Capixaba acontece neste mês em Vitória

Foto: Douglas Schneider/Divulgação PMV

O evento, que acontecerá de 22 a 26 de maio, na Ufes, trará nomes conhecidos como Conceição Evaristo, Marco Lucchesi e José Arrabal

A 6ª edição da Feira Literária Capixaba (Flic-ES), evento tradicional no Espírito Santo, acontecerá entre os dias 22 e 26 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

A Flic-ES neste ano será um grande ponto de encontro da cultura capixaba, colocando em evidência a produção artística do estado e reunindo escritores, músicos, dançarinos, folcloristas, artistas, escolas e comunidade.

Espaços temáticos com conteúdos infantis e jovens, oficinas, palestras, apresentações culturais envolvendo mais de 300 artistas, mesas redondas e workshops sobre arte e literatura vão incentivar a participação do público e movimentar a feira. Na ocasião serão lançados mais de 80 livros de autores capixabas.

Atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, ministrará a palestra de abertura. – Foto: Divulgação

Convidados especiais, tanto do Espírito Santo, quanto de outros estados serão recebidos no evento. Um dos nomes importantes é Marco Lucchesi, atual presidente da Academia Brasileira de Letras. Ele ministrará a palestra “Democracia é diálogo”. Outro nome ilustre é o da escritora, ficcionista e ensaísta, vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, com o livro Olhos D’água, Conceição Evaristo.

O professor universitário, jornalista, escritor, autor de contos, novelas, romances e ensaios, José Arrabal, que é natural de Mimoso do Sul também é presença confirmada no evento.  Bandas de congo, grupos folclóricos capixabas, como Boi Pintadinho, Ticumbi, Cia de Dança da Fafi e outros, também abrilhantarão o evento.

Confira a programação completa no anexo ou no site https://www.afesl.com.br/flices2019

Homenagem

Na edição deste ano, Judith Leão Castello Ribeiro será a homenageada. Mulher à frente do seu tempo, Judith nasceu no município de Serra e tornou-se professora muito jovem, marcando presença na educação e na política capixaba, como educadora, ensaísta, escritora e primeira mulher eleita deputada federal no Espírito Santo, com vários mandatos focados nas áreas de educação, cultura e bem-estar social.

Ao descobrir que as mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas das artes e letras e fundaram a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, na qual se tornou a primeira presidente. Entre outras ações dessa mulher pioneira está a criação da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória.

6ª edição da Feira Literária Capixaba
Data: 22 a 26 de maio de 2019
Horário: 9h as 20 horas
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), estacionamento CCE.
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, nº 514 – Goiabeiras, Vitória/ES
Entrada gratuita

Conteúdo Publicitário