Produtos do agroturismo das montanhas, as belezas das praias, a tradição pomerana, danças alemãs e italianas, a cultura da folia de reis. Tudo isso poderá ser conferido na 35ª edição da GranExpoES 2011, que começa já na próxima semana. O evento abre para o público na quinta-feira, dia 10, com a exposição de animais, e, a partir da sexta, 11, segue com as demais atrações até domingo, 14.
Na Feira dos Municípios, os visitantes farão uma viagem cultural por todo o Espírito Santo, podendo degustar produtos típicos de cada localidade, ver o artesanato produzido nas diferentes regiões e conhecer a fundo o potencial turístico das cidades capixabas.
Brejetuba, o maior produtor de café arábica do Espírito Santo e o segundo maior do país, coará, durante a GranExpoES 2011, o “Maior Café do Mundo”. Serão, ao todo, 6 mil litros de café, quebrando o recorde mundial, o que deverá colocar o município no Guiness Book.
Já Anchieta trará para o evento os seus monumentos históricos e o encanto de suas praias. É que o estande do município contará com o artista plástico Vanderley Xavier, conhecido como Vandinho, produzindo, ao vivo, esculturas de areia de monumentos locais, como as ruínas, a igreja matriz, o pórtico e a casa da cultura de Anchieta.
Na feira, também serão apresentados variados projetos desenvolvidos pelos municípios. Um exemplo será Cariacica, que trará a Casa Sustentável, uma parceria da prefeitura com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). Nessa casa, os visitantes conhecerão um novo modelo de habitação com sistema de reaproveitamento de água, energia solar, tijolos ecológicos e outras tecnologias para estimular a sustentabilidade ambiental na construção civil.
Festival da Cultura Capixaba é novidade no evento
A programação cultural da GranExpoES ganha ainda mais peso com a realização inédita do Festival da Cultura Capixaba, uma iniciativa para valorizar a produção artística do Espírito Santo. O espaço terá mais de 35 atrações, que vão desde sertanejo, moda de viola e forró, passando pelo pop, rock e samba-rock, até corais e música clássica.
Entre os destaques, estão: as bandas Solana, Kalifa, Cinco Nós, Projeto Feijoada, Forrozear e Charran e Banda. Haverá, ainda, apresentações da companhia de teatro Trupe da Abelha, de folia de reis, de grupo de jaguará, de bandas de congo e muitas outras. As apresentações acontecerão ao longo de todo o dia, distribuídas em diversos pontos pelo Carapina Centro de Eventos, principalmente no palco cultural, montado na feira.
Serviço: GranExpoES
Horário de visitação: 10 às 22h
Local: Carapina Centro de Eventos, na Serra (Pavilhão de Carapina)
Entrada: R$ 10 (entrada) e R$ 5 (meia)